Notícia

13/10/2017

ADAMO BAZANI A Man Volkswagen Caminhões & Ônibus apresentou no Innovation Day, em Hamburgo, na Alemanha, o e-Delivery, caminhão 100% elétrico desenvolvido desenvolvido no Brasil. A tecnologia de tração elétrica é da empresa brasileira Eletra Industrial, de São Bernardo. O motor elétrico é WEG AL160, de 80 Kw, que rende o equivalente a 109 cavalos. O modelo é um caminhão leve que, por ser elétrico, não emite poluições atmosféricas e tem baixo nível de ruído durante a operação, indicado para entregas em ambientes urbanos. É também recomendado para a classificação VUC (Veículo Urbano Carga), denominação usada na Grande São Paulo, por exemplo. Além disso, por não emitir muito barulho, o modelo também é considerado ideal para entregas noturnas em cidades onde há limitações de tráfego de veículos de carga durante o horário comercial. AUTONOMIA A autonomia das baterias é de cerca de 200 quilômetros, dependendo da aplicação. O caminhão pode ser nas configurações de 9 ou 11 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). É possível fazer recargas rápidas de baterias em 15 minutos, assegurando em torno de 30% da carga total. É possível ainda recuperar até 30% da energia gerada nas frenagens, que será usada para carregar as baterias. O caminhão elétrico deve ser comercializado no Brasil em breve. A empresa Eletra, já tem tradição em veículos comerciais com tração elétrica. Há 30 anos desenvolve trólebus; foi responsável pelo primeiro ônibus elétrico híbrido articulado do mundo a circular comercialmente em 1999.

Fonte - ABC Repórter