O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados emplacou 5.989 unidades em março, o que representa um crescimento de 55,5% em relação a março de 2022 (3.851).
Foi o melhor mês de março e o segundo melhor mês de toda a série histórica da ABVE, iniciada em 2012.
Os números de março também confirmam o primeiro trimestre de 2023 como o melhor primeiro trimestre da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos – 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).
Já na comparação com o primeiro trimestre de 2021 (4.582 unidades vendidas), o desempenho do mercado de eletrificados em 2023 se destaca ainda mais, com aumento de nada menos do que 223%.
Em relação a fevereiro de 2023 (4.294), os 5.989 emplacamentos de março registraram crescimento de 39,5%. Em relação a janeiro (4.503), de 33%.
Os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023.
O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades em março deste ano.
Os eletrificados leves incluem os veículos elétricos híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os não plug-in (HEV), somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.
ELÉTRICOS PLUG-IN
Um importante destaque de março foi o crescimento das vendas dos elétricos plug-in (que podem ser recarregados por conector externo), confirmando uma tendência dos meses anteriores.
Dos 5.989 emplacamentos de março, 2.172 foram de PHEV (elétricos híbridos plug-in) e 587 de BEV (elétricos 100% a bateria), totalizando 2.750 veículos plug-in no mês.
Esse total indica um crescimento expressivo de 194% desse segmento na comparação com o total de 939 elétricos plug-ins leves comercializados em março de 2022
Já na comparação com fevereiro de 2023 (2.021), o crescimento dos plug-in foi de 36,5%.
Tais números são muito representativos para o mercado da eletromobilidade no Brasil, pois sinalizam uma maior confiança dos compradores com a tecnologia de veículos elétricos recarregáveis por conector externo. Essa confiança tem sido reforçada pelo aumento da infraestrutura de recarga.
Segundo a ABVE, havia em dezembro de 2022 um total de aproximadamente 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos no país. A previsão dos empresários do setor é de que haverá pelo menos 10 mil até 2025.
HÍBRIDOS FLEX
Os bons números do mercado de eletromobilidade no Brasil continuam sendo puxados pelos veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex movidos a etanol.
Em março de 2023, foram 3.230 unidades emplacadas de veículos leves HEV no Brasil, sendo 2.272 híbridos flex (a etanol) e 958 híbridos a gasolina.
Em relação a fevereiro (2.273), os HEV cresceram de 42%, mantando com folga a liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil.
RANKING
Os dez modelos eletrificados leves mais vendidos em março de 2023:
RANKING MODELO MONTADORA MARÇO
1º COROLLA CROSS TOYOTA 1.184 – HEV
2º COROLLA ALTIS TOYOTA 583 – HEV
3º XC60 VOLVO 504 – PHEV
4º TIGGO 5X CAOA CHERY 355 – HEV
5º TIGGO 8 CAOA CHERY 287 – PHEV
6º SONG PLUS BYD 205 – PHEV
7º RAV4 TOYOTA 176 – HEV
8º DISCOVERY LAND ROVER 170 – PHEV
9º Q5 AUDI 157 – PHEV
10º CAYENNE PORSCHE 152 – PHEV
Os dez veículos BEV leves mais vendidos em março de 2023:
RANKING MODELO MONTADORA MARÇO
1º XC40 VOLVO 117
2º YUAN PLUS BYD 85
3º IX BMW 47
4º COOPER MINI 40
5º E-JS1 JAC 38
6º IX3 BMW 37
7º C40 VOLVO 27
8º TAYCAN PORSCHE 24
9º E TRON AUDI 23
10º TAN BYD 15
Os dez veículos PHEV mais vendidos em março 2023:
RANKING MODELOS MONTADORA MARÇO
1º XC60 VOLVO 504
2º TIGGO 8 CAOA CHERY 287
3º SONG PLUS BYD 205
4º Q5 AUDI 157
5º CAYENNE PORSCHE 152
6º HAVAL H6 GWM 139
7º 330E BMW 120
8º XC90 VOLVO 120
9º C. COUNTRYMAN MINI 80
10º CIVIC HONDA 76
Os dez veículos HEV mais vendidos no Brasil em março 2023:
RANKING MODELO MONTADORA MARÇO
1º COROLLA CROSS TOYOTA 1184
2º COROLLA TOYOTA 583
3º TIGGO 5X CAOA CHERY 355
4º RAV4 TOYOTA 176
5º DISCOVERY LAND ROVER 170
6º TIGGO 7 CAOA CHERY 150
7º STONIC KIA 116
8º DEFENDER LAND ROVER 103
9º SPORTAGE KIA 69
10º VELAR LAND ROVER 66