O total de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil saltou de cerca de 500 pontos em março de 2021 para 754 em julho, dos quais 735 em operação.
Esses números indicam um crescimento de 50% em apenas quatro meses dos pontos de recarga disponíveis para veículos elétricos.
O perfil da infraestrutura de recarga no país foi feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Esse perfil inclui eletropostos com os seguintes padrões de conexão:
- Exclusivamente Tipo 1;
- Exclusivamente Tipo 2 (a grande maioria);
- Exclusivamente CHAdeMO;
- Exclusivamente CCS 2;
- Tipo 1 e Tipo 2 (pontos com ambas as opções);
- Tipo 2/CHAdeMo/CCS 2 (pontos com as três opções);
- Padrão Tesla.
Embora haja alguns pontos de recarga com plugue padrão GB/T AC no Brasil, estes ainda não estão incluídos na base de dados da ABVE.
Segundo Davi Bertoncello, diretor de Infraestrutura da ABVE e CEO da Tupinambá, o estudo mostra que a oferta de eletropostos tem evoluído em sintonia com o crescimento do mercado brasileiro de eletromobilidade.
POTÊNCIA
A maior parte desses equipamentos são de até 7,4 kW, por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis.
Mas tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW, por causa do emplacamento de mais veículos que operam essas cargas em corrente alternada.
Quanto à potência, os equipamentos unicamente CCS2 operam com 24 kW e os que operam com plugues AC e DC em sua maioria são de 50 kW.
A EDP já começou a instalar equipamentos de 150 kW, no projeto Plug&GO.
ESTADOS
Em março de 2021, os cerca de 500 eletropostos públicos e semipúblicos apurados pela Tupinambá/ABVE estavam assim distribuídos por estado:
- São Paulo: 49, 31% do total;
- Santa Catarina: 11,03%;
- Rio de Janeiro: 9,31%;
- Paraná: 7,93%;
- Distrito Federal: 7,59%;
- Minas Gerais: 6,21%;
- Espírito Santo: 2,76%;
- Rio Grande do Sul: 2,07%;
- Pernambuco: 1,72%;
- Goiás: 1,03%;
- Bahia: 0,34%;
- Mato Grosso: 0,34%;
- Mato Grosso do Sul: 0,34%.
São considerados eletropostos públicos aqueles instalados em parques, ruas e praças.
Semipúblicos são os de shoppings, áreas de estacionamentos privados, pátios de redes de lanchonetes, postos de abastecimento etc, ou seja, estabelecimentos privados com livre acesso para qualquer veículo elétrico ou híbrido plug-in.
Os números não incluem os pontos de recarga em condomínios residenciais ou comerciais particulares e nem aqueles instalados em concessionárias de automóveis que só atendem aos veículos de suas marcas.