No mês em que registrou o recorde nacional de emplacamentos da série histórica da ABVE, o mercado de veículos leves eletrificados em maio teve mais um motivo para comemorar: o avanço dos veículos plug-in (BEV e PHEV), que já representam metade das vendas desse segmento.
Dos 6.435 eletrificados vendidos em maio, 50,2% foram híbridos HEV (3.228) e 49,8% foram elétricos plug-in PHEV ou BEV (3.207).
Esses números indicam uma evolução qualitativa do mercado, que aposta em veículos ainda menos poluentes e mais sustentáveis.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, do total de 26.014 eletrificados, aqueles percentuais tiveram pequena variação: 52,8% foram veículos híbridos não plug-in (13.745) e 47,2% foram elétricos plug-in (12.269).
Uma comparação com o mesmo período de 2022 mostra como o mercado de eletrificados está se modificando no Brasil. De janeiro a maio de 2022, de um total de 16.354 veículos emplacados, 67,6% deles eram híbridos HEV não plug-in (11.059) e apenas 32,4% eram elétricos plug-in (5.295).
As vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) cresceram 132%, na comparação entre janeiro a maio de 2022 e o mesmo período de 2023 (de 5.295 para 12.269).
MAIOR OFERTA
Esta evolução reflete a maior oferta de modelos de eletrificados disponíveis e o aumento do número de montadoras de veículos em operação no Brasil.
Em 2022, eram 27 montadoras e hoje são 34, com destaque para os modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) da Volvo, CAOA Chery, BMW, BYD e GWM.
Entre janeiro e maio de 2022, havia 142 modelos de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil, sendo 56 BEV, 55 PHEV e 31 HEV (flex a etanol e a gasolina). Neste ano, no mesmo período, foram emplacados 216 modelos, sendo 86 BEV, 75 PHEV e 55 HEV.
Outro fator relevante é o crescimento de eletropostos de recarga elétrica, que também são considerados parâmetros para a análise do avanço da eletromobilidade no país.
Segundo estimativa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, havia 2.955 eletropostos públicos e semipúblicos em operação no Brasil, número que aumentou para cerca de 3.200 em maio.
A instalação de novos equipamentos tem ocorrido quase que diariamente, muitas delas por iniciativa das próprias montadoras, o que tem contribuído para aumentar a confiança dos possíveis compradores de veículos elétricos.
Esse conjunto de fatores explica o recorde de vendas de maio de 2023, com 6.435 unidades, superando o recorde anterior de setembro de 2022 (6.391).
Esses 6.435 emplacamentos representam um aumento de 90% sobre os 3.387 de maio de 2022 e de 34% sobre os 4.793 de abril deste ano.
Os números consolidam o primeiro semestre de 2023 (até maio) como o melhor da série histórica da ABVE, iniciada em janeiro de 2012 (ver quadro abaixo).
MARKET SHARE
A participação de mercado dos eletrificados leves também continua a crescer.
Em maio, atingiu o recorde de 3,86% de market share sobre o total de vendas domésticas de veículos leves no Brasil (6.435, sobre um total de 166.365).
Nos cinco primeiros meses de 2023, a participação de mercado foi de 3,4% (26.014, sobre um total no período de 754.851 vendas totais de leves no mercado doméstico-dados da Fenabrave).
Evolução da participação dos eletrificados no mercado doméstico total de veículos leves – market share (HEV+PHEV+BEV):
- Jan-dez 2020: 1% (19.745 eletrificados, sobre 1.950.889)
- Jan-dez 2021: 1,8% (34.990, sobre 1.974.431)
- Jan 2022: 2,2% (2.558, sobre 116.601)
- Fev 2022: 2,8% (3.435, sobre 120.192)
- Mar 2022: 2,8% (3.851, sobre 134.904)
- 1º trim. 2022: 2,6% (9.844, sobre 374.533)
- Jan-dez 2022: 2,5% (49.245, sobre 1.957.699)
- Maio 2023: 3,86% (6.435, sobre 166.365)
- Jan-maio 2023: 3,4% (26.014, sobre 754.851).
FONTE: ABVE Data/Fenabrave
Em relação ao marketshare das tecnologias, em maio de 2023 os PHEV ficaram com 40,3% dos emplacamentos (2.592 veículos), os HEV flex com 35,7% (2.296 veículos), os HEV a gasolina com 14,5% (932 veículos) e os BEV com 9,5% (615 veículos).
VENDAS DE BEV (BATTERY ELECTRIC VEHICLE – 100% ELÉTRICO
JANEIRO A MAIO 2023
VENDAS DE PHEV (PLUG-IN HYBRID ELECTRIC VEHICLE)
JANEIRO A MAIO 2023
VENDAS DE HEV (HYBRID ELECTRIC VEHICLE) – NÃO PLUG-IN
JANEIRO A MAIO 2023
GEOGRAFIA
A geografia da eletromobilidade no país confirma que o Estado de São Paulo continua na vanguarda da eletrificação no Brasil, com 34,5% dos emplacamentos (8.979 veículos) de janeiro a maio de 2023, seguido pelo Rio de Janeiro, com 7,6% (1.969) e por Santa Catarina, com 6,9% (1.809).
Os três estados juntos totalizam praticamente 50% dos emplacamentos realizados em 2023.
Todos os estados da região Sudeste se encontram no ranking dos estados que mais emplacam.
Um ponto de destaque para a geografia da eletromobilidade é que, na comparação com o mesmo período em 2022, a formação do ranking dos dez estados é praticamente a mesma do ano passado.
Houve pequena alteração na segunda e terceira posição, onde se encontravam os estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
A eletromobilidade, no Brasil, apesar de ganhar força e participação no mercado, ainda se concentra em alguns estados, o pode ser atribuído ausência de politicas públicas mais direcionadas à eletrificação do transporte e também aos investimentos em infraestrutura de recarga, fundamentais para o avanço do processo.
EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS POR ESTADOS
JANEIRO A MAIO 2023
Ranking | Estado | janeiro | fevereiro | março | Abril | maio | Total geral |
1º | SP | 1.430 | 1.291 | 2.153 | 1.690 | 2.415 | 8.979 |
2º | RJ | 397 | 293 | 438 | 342 | 499 | 1.969 |
3º | SC | 319 | 265 | 434 | 307 | 484 | 1.809 |
4º | MG | 326 | 264 | 385 | 315 | 443 | 1.733 |
5º | PR | 291 | 354 | 356 | 280 | 343 | 1.624 |
6º | DF | 304 | 276 | 339 | 285 | 416 | 1.620 |
7º | GO | 143 | 206 | 400 | 305 | 297 | 1.351 |
8ª | RS | 269 | 195 | 296 | 225 | 340 | 1.325 |
9º | ES | 96 | 313 | 165 | 180 | 132 | 886 |
10ª | BA | 159 | 139 | 167 | 157 | 195 | 817 |
11º | PE | 136 | 97 | 101 | 93 | 147 | 574 |
12º | CE | 77 | 99 | 81 | 86 | 129 | 472 |
13º | MT | 75 | 80 | 114 | 88 | 91 | 448 |
14º | MS | 77 | 58 | 93 | 68 | 78 | 374 |
15º | AM | 40 | 72 | 70 | 57 | 44 | 283 |
16º | PA | 37 | 50 | 63 | 56 | 55 | 261 |
17º | AL | 50 | 42 | 54 | 38 | 59 | 243 |
18º | MA | 58 | 41 | 65 | 35 | 40 | 239 |
19º | PB | 54 | 29 | 51 | 39 | 49 | 222 |
20º | RN | 46 | 36 | 44 | 36 | 50 | 212 |
21º | PI | 34 | 32 | 40 | 28 | 45 | 179 |
22º | SE | 30 | 22 | 19 | 29 | 15 | 115 |
23º | RO | 13 | 13 | 26 | 18 | 25 | 95 |
24º | TO | 20 | 12 | 18 | 21 | 22 | 93 |
25º | AP | 6 | 9 | 8 | 6 | 8 | 37 |
26º | AC | 7 | 2 | 7 | 3 | 8 | 27 |
27º | RR | 9 | 4 | 2 | 6 | 6 | 27 |
AS 20 CIDADES QUE MAIS EMPLACARAM VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS
JANEIRO A MAIO 2023
Ranking | Municípios | Estado | janeiro | fevereiro | março | abril | maio | Total geral |
1º | SÃO PAULO | SP | 654 | 661 | 1.095 | 900 | 1.209 | 4.519 |
2º | BRASÍLIA | DF | 304 | 276 | 339 | 285 | 416 | 1.620 |
3º | RIO DE JANEIRO | RJ | 199 | 183 | 286 | 235 | 328 | 1.231 |
4º | BELO HORIZONTE | MG | 177 | 143 | 214 | 190 | 265 | 989 |
5º | CURITIBA | PR | 109 | 210 | 172 | 132 | 191 | 814 |
6º | ANÁPOLIS | GO | 13 | 90 | 207 | 175 | 101 | 586 |
7º | GOIÂNIA | GO | 91 | 78 | 130 | 79 | 137 | 515 |
8º | PORTO ALEGRE | RS | 96 | 69 | 113 | 85 | 116 | 479 |
9º | SALVADOR | BA | 85 | 65 | 91 | 94 | 100 | 435 |
10º | CAMPINAS | SP | 96 | 48 | 82 | 60 | 98 | 384 |
11º | FORTALEZA | CE | 55 | 84 | 65 | 67 | 103 | 374 |
12º | RECIFE | PE | 83 | 61 | 58 | 64 | 99 | 365 |
13º | CARIACICA | ES | 8 | 226 | 22 | 99 | 4 | 359 |
14º | FLORIANÓPOLIS | SC | 55 | 47 | 76 | 55 | 97 | 330 |
15º | MANAUS | AM | 39 | 69 | 70 | 56 | 43 | 277 |
16º | RIBEIRÃO PRETO | SP | 49 | 30 | 63 | 39 | 60 | 241 |
17º | CAMPO GRANDE | MS | 41 | 40 | 54 | 43 | 40 | 218 |
18º | BALNEÁRIO CAMBORIÚ | SC | 45 | 30 | 46 | 40 | 55 | 216 |
19º | CUIABÁ | MT | 38 | 35 | 57 | 33 | 37 | 200 |
20º | VITÓRIA | ES | 23 | 37 | 50 | 35 | 49 | 194 |
FONTE: ABVE Data
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV).
Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).
Emmanuela Jordão
Arthur Kakuta,
Da ABVE DATA