Na última quinta-feira, 24, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, participou do seminário LIDE Trabalho. O evento reuniu empresários, especialistas e autoridades na Casa LIDE, em São Paulo (SP), para um debate sobre desafios e oportunidades no setor produtivo. O evento teve como tema central desafios e oportunidades no mundo do trabalho. O seminário também trouxe à tona assuntos sobre como a sociedade brasileira pode encontrar alternativas em um mercado de trabalho mais digital, que busca ser mais inclusivo e que valoriza o bem-estar.
Foram discutidos desafios, oportunidades e o contexto econômico sobre o qual a sociedade brasileira pode encontrar alternativas para viver em um mercado de trabalho mais digital, que busca ser mais inclusivo e que valoriza o bem-estar.
O presidente da ABVE considera que essas discussões trabalhistas são fundamentais, além da importância da eletrificação dos veículos para o mercado de trabalho. “Estamos discutindo bastante o quão profunda é a questão da eletrificação dos veículos para o mercado de trabalho. Hoje, a eletrificação da frota de veículos traz muitas oportunidades de geração de renda para pessoas, empresas e até mesmo startups. Há, inclusive fábricas que foram fechadas no Brasil e serão reabertas no ano que vem que vão produzir automóveis plug-in, gerando empregos na área”, ressalta o presidente.
Ao reunir especialistas, empresários e lideranças do setor, o Seminário LIDE Trabalho debateu aspectos essenciais para o desenvolvimento das atividades profissionais no Brasil. Mesmo o país apresentando a menor taxa de desemprego de toda a série histórica, ou seja, desde 2012, é preciso dialogar mais sobre capacitação, estabilidade e valorização do trabalhador.
Ricardo Patah, head do LIDE Trabalho e presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), ressalta que não foram feitos acordos importantes com trabalhadores autônomos, como os motoristas de Uber, por exemplo. “Temos inúmeros profissionais autônomos como os motoristas de UBER, por exemplo, que não são formalizados na CLT. Para esses profissionais, estamos negociando direitos importantes, como jornada de trabalho, remuneração e oportunidade para assegurar a sua aposentadoria, porém, essas propostas ainda não foram passadas no parlamento”, lamenta Patah.
O Seminário LIDE Trabalho teve patrocínio da ABVE e da Febraban, apoio do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo. Os mídia partners do evento foram Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE.