Assembleia Geral Ordinária da ABVE elegeu por unanimidade, nesta sexta (25/3) a nova diretoria da entidade para um mandato até abril de 2024, reconduzindo Adalberto Maluf à presidência do Conselho Diretor.
A nova diretoria expressa o crescimento da ABVE nos últimos dois anos, que passou de 42 associados em dezembro de 2019 para 87 no dia da assembleia.
A assembleia foi realizada por videoconferência (plataforma Teams), conforme comunicado de convocação enviado a todos os associados no dia 9 de março, dentro do prazo estatutário.
A principal novidade em relação à diretoria anterior é o aumento sensível de participantes do novo Conselho Diretor, órgão diretivo máximo da ABVE.
O novo Conselho passou de nove integrantes, na gestão anterior, para 23 no mandato que se inicia agora, graças a uma mudança do Estatuto realizada em assembleia anterior, em novembro de 2021.
A mudança permitiu ampliar sem limite o número de integrantes do Conselho Diretor, reforçando a representatividade da ABVE em seu principal órgão diretivo.
Dentre os novos integrantes, representantes de algumas das mais importantes empresas do país ligadas a eletromobilidade.
Por exemplo: Stellantis South America, Great Wall Motor Brasil, Audi Brasil, Siemens do Brasil, Renault Brasil, Pontoon Clean Tech, EZVolt, Tupinambá Energia e Zletric, entre outras.
PRIORIDADES
A nova diretoria tomou posse durante a assembleia e já definiu suas prioridades para 2022.
São elas:
FRENTE PARLAMENTAR PELA ELETROMOBILIDADE:
Lançamento no Congresso Nacional e organização em bases permanentes com uma secretaria executiva e monitoramento de temas prioritários.
ESTUDOS ABVE:
Contratação de especialistas das principais universidades para elaborar relatórios com análises e informações exclusivas sobre eletromobilidade.
BANCO DE DADOS:
Novos profissionais com formação em estatística para produzir informações primárias sobre o mercado. Núcleo do futuro ABVE Data.
ELEIÇÕES:
Lançamento da nova versão da Carta da Eletromobilidade da ABVE; agenda de reuniões/eventos/debates com os candidatos a presidente e governador.
POLÍTICA NACIONAL DE ELETROMOBILIDADE:
Elaborar a proposta da ABVE para uma nova estratégia econômica nacional, baseada em energias renováveis e transporte de baixa emissão de poluentes.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Reconduzido por unanimidade à presidência da ABVE por mais um mandato, Adalberto Maluf agradeceu a ampla participação dos associados na AGO.
Ele definiu as linhas básicas de seu plano de trabalho para o novo mandato e voltou a comprometer-se a não se candidatar a um terceiro mandato em 2024.
“O objetivo da ABVE é influir nas políticas públicas para incentivar a eletromobilidade no Brasil. Nossa prioridade este ano é defender amplamente as nossas propostas junto aos candidatos a presidente, governador e Congresso Nacional”.
“A meta fundamental da ABVE nessa gestão será contribuir para a criação de uma Política Nacional de Eletromobilidade no Brasil, a exemplo da que já existe nos principais países do mundo” – acrescentou.
“A ABVE entende que a eletromobilidade é o eixo de uma estratégia nacional de retomada da competitividade da indústria brasileira no mundo e de geração dos empregos do futuro para as novas gerações de brasileiros”.
A AGO também aprovou o balanço financeiro referente a abril 2020/março 2022 e o plano de comunicação da ABVE no período.
NOVA DIRETORIA
A Chapa Consolidação, liderada por Adalberto Maluf, foi a única a apresentar-se à AGO, após um processo de debate interno que buscou um amplo consenso entre os associados.
Quase todos os integrantes do Conselho anterior (8 de 9) fizeram parte da chapa e foram reconduzidos a um novo mandato.
O registro de chapas tinha se encerrado às 17h30 do dia 23 de março de 2022, dentro do prazo máximo comunicado previamente aos associados.
Este é o novo Conselho Diretor da ABVE, eleito na AGO de 25/3/22:
CHAPA CONSOLIDAÇÃO
CONSELHO DIRETOR
Adalberto Maluf – Presidente do Conselho Diretor
BYD do Brasil.
CONSELHEIROS
Antonio Calcagnotto – Veículos Leves
Audi do Brasil
Carlos Augusto Serra Roma – Infraestrutura
TB Green
Davi Bertoncello – Infraestrutura
Tupinambá Energia.
Diogo Seixas – Infraestrutura
NeoCharge
Evandro Mendes – Infraestrutura
Electricus
Flamínio Fichmann – Mobilidade Urbana
Projeto 34 Arquitetura e Engenharia
Gustavo Tanure – Infraestrutura
EZVolt
Iêda de Oliveira – Veículos Pesados
Eletra Industrial.
João Irineu Medeiros – Veículos Leves
Stellantis South America
Juliano Mendes – Componentes
Grupo Moura.
Marcelo Teixeira – Veículos Leves
Nissan do Brasil.
Márcio Severine – Infraestrutura
Pontoon Clean Tech.
Marcus Vinicius Aguiar – Veículos Leves
Renault do Brasil.
Nayara Esteves M. Del Bianco – Veículos Levíssimos
MS Eletric.
Paulo Maisonnave – Infraestrutura
Enel X.
Pedro Bentancourt – Veículos Leves
Great Wall Motor Brasil
Pedro Schaan – Infraestrutura
Zletric
Rodrigo Vicentini – Componentes
KeySight Brasil.
Rui Almeida – Veículos Levíssimos
Riba Brasil.
Sergio Jacobsen – Infraestrutura
Siemens do Brasil.
Thiago Sugahara – Veículos Leves
Toyota do Brasil
Valter Luiz Knihs – Componentes
WEG Equipamentos Elétricos.