Com 3.387 emplacamentos, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil voltaram a crescer em maio, retomando a curva ascendente do início do ano e recuperando parte da queda de abril em relação a março.
O aumento foi de 8,5% sobre abril (3.123) e de 9% sobre maio de 2021 (3.102).
O destaque do mês foram os comerciais leves elétricos, que saltaram de apenas 14 unidades emplacadas em abril para 59 em maio (aumento de 321%) – ainda assim, abaixo das 97 de março.
No acumulado do ano, foram 16.354 eletrificados vendidos de janeiro a maio, um crescimento de 54% sobre os 10.392 dos cinco primeiros meses de 2021.
O mercado segue em nítido contraste com a evolução do conjunto das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves convencionais, que caíram 18% nos cinco primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado (Fenabrave).
Eletrificados leves em maio (autos/utilitários/comerciais leves – HEV/PHEV/BEV):
- Maio 22: 3.387
- Maio 21: 3.102
- +9,1%
- Abril 22: 3.123
- + 8,5%
- Janeiro-maio 22: 16.354
- Janeiro-maio 21: 10.392
- + 54%
FONTES: ABVE/Renavam/Abeifa
Vendas domésticas totais (autos/comerciais leves – combustão/eletrificados):
- Maio 22: 174.814
- Maio 21: 175.367
- – 0,3%
- Abril: 136.340
- +28%
- Janeiro-maio 22: 685.663
- Janeiro-maio 21: 837.053
- – 18%
FONTE: Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)
COMERCIAIS LEVES
Nos cinco primeiros meses do ano, o Brasil emplacou 170 veículos comerciais leves elétricos, sendo 97 em março, 14 em abril e 59 em maio.
O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou a evolução desse mercado, puxado pela agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
“Embora os números ainda sejam pequenos, eles mostram uma tendência: as empresas de veículos começam a oferecer opções de comerciais leves elétricos”.
“Estamos vendo os primeiros efeitos das iniciativas de prefeitos de várias cidades em defesa do transporte limpo, e das políticas de ESG das empresas de transporte de carga urbana e grandes redes do varejo” – explicou o presidente da ABVE.
A meta da ABVE este ano é qualificar o debate público sobre transporte sustentável.
“Neste ano eleitoral, teremos a oportunidade de apresentar aos candidatos a presidente, governador e Congresso Nacional um conjunto de propostas para tornar a eletromobilidade irreversível no Brasil, assim como já é nos principais países do mundo” – disse Adalberto Maluf.
Destacou que o mercado global de eletrificados registrou mais de 6 milhões de veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV só no ano passado, e deverá chegar a quase 12 milhões em 2022, o que representará cerca de 18% das vendas totais de veículos.
“A eletromobilidade é o centro da nova economia mundial. No Brasil, ela é a chave para recuperar e ampliar a competitividade da indústria brasileira, para criar os novos empregos e para gerar renda para toda a sociedade” – concluiu.
No Brasil, com os números de maio, a frota eletrificada total em circulação já atingiu 94 mil veículos (HEV + PHEV + BEV), e deverá passar dos 100 mil até o final de julho.
TECNOLOGIA
O mercado de eletrificados segue sob a liderança dos veículos elétricos híbridos (HEV) com motor flex a etanol, fabricados pela Toyota em São Paulo.
Mas a participação dos veículos híbridos plug-in (PHEV) e dos elétricos totalmente a bateria (BEV) tem crescido consistentemente em relação às vendas totais.
Vendas de eletrificados por tecnologia de motorização em maio 22:
- 753 HEV (veículo elétrico híbrido): 51,5% do total de eletrificados do mês;
- (1.526 HEV flex a etanol: 45%);
- 078 PHEV (veículo elétrico híbrido plug-in): 32%;
- 556 BEV (veículo elétrico 100% a bateria): 16,5;
- Total: 3.387
FONTE: ABVE/Renavam/Abeifa
SÉRIE HISTÓRICA