Nos primeiros oito meses de 2023, o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades, um crescimento de 76%, na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total de todo o ano passado (49.245).
Se essa comparação for realizada sobre os oito primeiros meses de 2021, o percentual de crescimento é de 129%, (21.397). As vendas de eletrificados mais que dobraram em dois anos.
De janeiro a agosto de 2023, o mercado de eletrificados leves no Brasil tem batido recordes sucessivos. Estes recordes indicam o amadurecimento gradativo da eletrificação no país e as perspectivas de expansão para os próximos anos.
A participação de mercado (market share) dos veículos leves eletrificados em relação às vendas de veículos convencionais no mercado doméstico, de janeiro a agosto, foi de 3,6%.
Em 2022, para o mesmo período, essa participação era de 2,29%. Um aumento de 1,3 ponto percentual.
O aumento de participação pode ser atribuído a inúmeros fatores. Por exemplo, ações promocionais realizadas pelas montadoras para divulgação de seus modelos, com destaque para as iniciativas das chinesas GWM, BYD e CAOA Chery.
ELETROPOSTOS
O crescimento da participação de mercado dos eletrificados impulsionou a rede de eletropostos.
Levantamento de empresas do Grupo de Infraestrutura da ABVE indica que em agosto havia 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Em dezembro de 2022, este número era de 2.955 – um crescimento de 28%.
A Volvo, uma das empresas líderes no segmento de eletrificados, tem apoiado a implementação de uma infraestrutura de carregamento rápido para os veículos elétricos.
A empresa lançou um hotsite (www.eletropostosvolvocars.com.br) para estimular a instalação de pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos.
De janeiro de 2021 a agosto de 2023, o mercado brasileiro emplacou 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV).
Com esses números, é possível estimar uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil – não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1.
PARTICIPAÇÃO
Os veículos eletrificados (BEV+PHEV+HEV) apresentaram, nos últimos oito meses, uma mudança do perfil de participação de mercado.
Os veículos elétricos plug-in (BEV+PHEV) corresponderam a 47% dos emplacamentos (23.213) e os híbridos não plug-in (HEV) a 53% (25.839), praticamente uma divisão pela metade no mercado de eletrificados leves.
Em 2022, nesse mesmo período, os veículos elétricos plug-in correspondiam a 36% (10.065) e os híbridos não plug-in a 64% (17.747).
A participação das tecnologias no total de emplacamentos, de janeiro a agosto de 2023, foi a seguinte:
- HEV flex: 35,6% (17.442);
- PHEV: 35,3% (17.318);
- HEV: 17,1% (8.397);
- BEV: 12,0% (5.895).
MODELOS
O mercado de eletrificados no país é formado por 40 montadoras, que, de janeiro a agosto, ofereceram 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados, subdivididos em 208 grupos de modelos.
A apresentação dos emplacamentos por tipo de modelo permite um conhecimento detalhado desse mercado, com base nos critérios adotados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) – fonte primária de informações sobre vendas do mercado automotivo.
Já a informação sobre grupo de modelos permite uma análise mais consolidada do número de emplacamentos alcançados pelas montadoras.
Para um segmento novo, como o da eletromobilidade, quanto maior o número de informações e detalhamento, mais transparente será a compreensão da dinâmica desse mercado.
Os 10 modelos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023 foram:
- 1º – TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID: 457
- 2º – TOYOTA/COROLLA APREMIUMH: 131
- 3º – CAOA CHERY TIGGO8 PHEV: 855
- 4º – CAOA CHERY/TIGGO5X PRO H: 366
- 5º – BYD SONG PLUS GS DM: 300
- 6º – GWM HAVAL H6 GT PHEV: 776
- 7º – GWM HAVAL H6 PREM HEV: 564
- 8º – CAOA CHERY/TIGGO7 PRO H: 241
- 9º – GWM HAVAL H6 PREM PHEV: 224
- 10º – VOLVO XC60 T8 ULTIMATE: 201
Os 10 grupos de modelos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023 foram:
- 1º – COROLLA CROSS / TOYOTA: 636
- 2º – COROLLA ALTIS / TOYOTA: 881
- 3º – HAVAL H6 / GWM: 564
- 4º – TIGGO 5X / CAOA CHERY: 251
- 5º – XC60 / VOLVO: 014
- 6º – TIGGO 8 / CAOA CHERY: 855
- 7º – SONG PLUS / BYD: 300
- 8º – TIGGO 7 / CAOA CHERY: 689
- 9º – CAYENNE / PORSCHE: 167
- 10º – XC40 / VOLVO: 794
A Toyota é a empresa líder no mercado da Eletromobilidade no Brasil, com seus modelos híbridos não plug-in.
A liderança é dividida com as montadoras chinesas GWM, BYD e CAOA Chery, que nos últimos meses ganharam mercado e contribuíram para a alavancar a eletromobilidade no país.
BEV/PHEV
Os veículos PHEV foram o grande destaque do período janeiro/agosto de 2023. Eles ganharam o mercado de maneira excepcional, com 17.318 emplacamentos e crescimento de 228% sobre o mesmo período de 2022 (5.279).
Os BEV também se destacaram, com 5.895 emplacamentos – evolução de 23% sobre o mesmo período de 2022 (4.786).
Apesar de o crescimento dos PHEV superar em muito o dos BEV, o mercado ofereceu mais modelos de veículos 100% elétricos (103) do que de híbridos plug-in (77), de janeiro a agosto.
GEOGRAFIA
A eletromobilidade no Brasil se concentra massivamente no Estado de São Paulo, com participação de 35% dos emplacamentos (17.349, sobre o total de 49.052), de janeiro a agosto.
Rio de Janeiro e Santa Catarina, ocupam a 2º e a 3ºposição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente, no período.
Apesar da concentração nas capitais, cidades como Anápolis/GO (1.396) e Campinas/SP (1.067) ocupam o 6º e 7º lugar no ranking das 30 cidades com maior número de emplacamentos no período janeiro/agosto de 2023
VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS POR GRUPO DE MODELO
JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Grupo Modelo | Fabricante | Total Geral | % Participação de mercado |
| 1º | COROLLA CROSS | TOYOTA | 7.636 | 15,6% |
| 2º | COROLLA | TOYOTA | 4.881 | 10,0% |
| 3º | HAVAL H6 | GWM | 4.564 | 9,3% |
| 4º | TIGGO 5X | CAOA CHERY | 3.251 | 6,6% |
| 5º | XC60 | VOLVO | 3.014 | 6,1% |
| 6º | TIGGO 8 | CAOA CHERY | 2.855 | 5,8% |
| 7º | SONG PLUS | BYD | 2.300 | 4,7% |
| 8º | TIGGO 7 | CAOA CHERY | 1.689 | 3,4% |
| 9º | CAYENNE | PORSCHE | 1.167 | 2,4% |
| 10º | XC40 | VOLVO | 1.071 | 2,2% |
| 11º | DISCOVERY | LAND ROVER | 840 | 1,7% |
| 12º | Q5 | AUDI | 794 | 1,6% |
| 13º | XC90 | VOLVO | 779 | 1,6% |
| 14º | DEFENDER | LAND ROVER | 724 | 1,5% |
| 15º | STONIC | KIA | 668 | 1,4% |
| 16º | SPORTAGE | KIA | 658 | 1,3% |
| 17º | YUAN PLUS | BYD | 635 | 1,3% |
| 18º | RAV4 | TOYOTA | 593 | 1,2% |
| 19º | RANGE ROVER | LAND ROVER | 583 | 1,2% |
| 20º | X5 | BMW | 542 | 1,1% |
| 21º | ARRIZO 6 | CAOA CHERY | 537 | 1,1% |
| 22º | CLASSE C | M.BENZ | 515 | 1,0% |
| 23º | DOLPHIN | BYD | 468 | 1,0% |
| 24º | 330E | BMW | 434 | 0,9% |
| 25º | CIVIC | HONDA | 389 | 0,8% |
| 26º | COOPER COUNTRYMAN | MINI | 383 | 0,8% |
| 27º | C40 | VOLVO | 380 | 0,8% |
| 28º | X3 | BMW | 359 | 0,7% |
| 29º | KONA | HYUNDAI | 318 | 0,6% |
| 30º | VELAR | LAND ROVER | 317 | 0,6% |
| 31º | D1 | BYD | 316 | 0,6% |
| 32º | E-JS1 | JAC | 290 | 0,6% |
| 33º | NX350H | LEXUS | 284 | 0,6% |
| 34º | COMPASS | JEEP | 279 | 0,6% |
| 35º | PANAMERA | PORSCHE | 255 | 0,5% |
| 36º | IX3 | BMW | 236 | 0,5% |
| 37º | COOPER | MINI | 227 | 0,5% |
| 38º | IX | BMW | 222 | 0,5% |
| 39º | TAYCAN | PORSCHE | 206 | 0,4% |
| 40º | NIRO | KIA | 183 | 0,4% |
| 41º | FPACE | JAGUAR | 175 | 0,4% |
| 42º | LEAF | NISSAN | 168 | 0,3% |
| 43º | KWID | RENAULT | 167 | 0,3% |
| 44º | UX250H | LEXUS | 139 | 0,3% |
| 45º | FORESTER | SUBARU | 133 | 0,3% |
| 46º | BOLT EUV | GM | 132 | 0,3% |
| 47º | X6 | BMW | 130 | 0,3% |
| 48º | GLE | M.BENZ | 129 | 0,3% |
| 49º | MAVERICK | FORD | 127 | 0,3% |
| 50º | IONIQ | HYUNDAI | 119 | 0,2% |
| 51º | I4 | BMW | 112 | 0,2% |
| 52º | TAN | BYD | 109 | 0,2% |
| 53º | E TRON | AUDI | 79 | 0,2% |
| 54º | E-JS4 | JAC | 79 | 0,2% |
| 55º | ICAR | CAOA CHERY | 79 | 0,2% |
| 56º | JUMPY | CITROEN | 76 | 0,2% |
| 57º | E-J7 | JAC | 73 | 0,1% |
| 58º | XV | SUBARU | 71 | 0,1% |
| 59º | ID.4 | VW | 68 | 0,1% |
| 60º | 530E | BMW | 65 | 0,1% |
| 60º | HAN | BYD | 65 | 0,1% |
| 61º | RX500H | LEXUS | 64 | 0,1% |
| 62º | ES300 | LEXUS | 57 | 0,1% |
| 63º | BOLT | GM | 55 | 0,1% |
| 63º | E2008 | PEUGEOT | 55 | 0,1% |
| 64º | 500E | FIAT | 47 | 0,1% |
| 65º | T3 | BYD | 36 | 0,1% |
| 66º | EXPERT | PEUGEOT | 35 | 0,1% |
| 67º | EQA 250 | M.BENZ | 34 | 0,1% |
| 68º | GLS | M.BENZ | 33 | 0,1% |
| 69º | ARTURA | MCLAREN | 31 | 0,1% |
| 70º | SCUDO | FIAT | 30 | 0,1% |
| 71º | CAMRY | TOYOTA | 29 | 0,1% |
| 72º | E TRON GT | AUDI | 26 | 0,1% |
| 73º | SEAL | BYD | 23 | 0,0% |
| 74º | EJV5.5 | JAC | 21 | 0,0% |
| 74º | Q8 | AUDI | 21 | 0,0% |
| 75º | 208 | PEUGEOT | 19 | 0,0% |
| 75º | EQB 250 | M.BENZ | 19 | 0,0% |
| 76º | 296 GTB | FERRARI | 18 | 0,0% |
| 77º | IPACE | JAGUAR | 15 | 0,0% |
| 78º | EQE 300 | M.BENZ | 14 | 0,0% |
| 78º | I3 | BMW | 14 | 0,0% |
| 78º | MODEL Y | TESLA | 14 | 0,0% |
| 79º | MODEL 3 | TESLA | 13 | 0,0% |
| 80º | MEGANE ETECH | RENAULT | 12 | 0,0% |
| 81º | IX1 | BMW | 11 | 0,0% |
| 82º | CLASSE A | M.BENZ | 10 | 0,0% |
| 82º | EQC400 | M.BENZ | 10 | 0,0% |
| 82º | IEV 330P | JAC | 10 | 0,0% |
| 82º | PACIFICA | CHRYSLER | 10 | 0,0% |
| 83º | F150 | FORD | 9 | 0,0% |
| 83º | HUMMER EV EDITION 1 | GMC | 9 | 0,0% |
| 83º | MODEL X | TESLA | 9 | 0,0% |
| 83º | SIENNA | TOYOTA | 9 | 0,0% |
| 84º | IEV750 | JAC | 8 | 0,0% |
| 85º | EQS | M.BENZ | 7 | 0,0% |
| 85º | LEVANTE | MASERATI | 7 | 0,0% |
| 86º | CLASSE S | M.BENZ | 5 | 0,0% |
| 86º | ECOTECH 2 | HITECH | 5 | 0,0% |
| 86º | SF90 SPIDER | FERRARI | 5 | 0,0% |
| 87º | ECOCARGO | HITECH | 4 | 0,0% |
| 87º | FLYING SPUR | BENTLEY | 4 | 0,0% |
| 87º | MODEL S | TESLA | 4 | 0,0% |
| 87º | SF90 STRADALE | FERRARI | 4 | 0,0% |
| 88º | BENTAYGA | BENTLEY | 3 | 0,0% |
| 88º | R1T | RIVIAN | 3 | 0,0% |
| 88º | SERES 3 | DONGFENG | 3 | 0,0% |
| 88º | TUNDRA | TOYOTA | 3 | 0,0% |
| 89º | 296 GTS | FERRARI | 2 | 0,0% |
| 89º | ACCORD | HONDA | 2 | 0,0% |
| 89º | AMG GT63S | M.BENZ | 2 | 0,0% |
| 89º | ECLIPSE CROSS | MITSUBISHI | 2 | 0,0% |
| 89º | GLS 600 MAYBACH | M.BENZ | 2 | 0,0% |
| 89º | I7 | BMW | 2 | 0,0% |
| 89º | MUSTANG MACH-E | FORD | 2 | 0,0% |
| 89º | SERES 5 | DONGFENG | 2 | 0,0% |
| 90º | 812 GTS | FERRARI | 1 | 0,0% |
| 90º | EQ FORTWO | SMART | 1 | 0,0% |
| 90º | EX1 | DONGFENG | 1 | 0,0% |
| 90º | EX7 | KEYTON | 1 | 0,0% |
| 90º | FRONTIER | NISSAN | 1 | 0,0% |
| 90º | GHIBLI | MASERATI | 1 | 0,0% |
| 90º | IEV350T | JAC | 1 | 0,0% |
| 90º | KANGOO | RENAULT | 1 | 0,0% |
| 90º | MIRAI | TOYOTA | 1 | 0,0% |
| 90º | P1 | MCLAREN | 1 | 0,0% |
| 90º | R1S | RIVIAN | 1 | 0,0% |
| 90º | T40 | JAC | 1 | 0,0% |
| Total Geral | 49.052 | |||
BEVS POR GRUPO DE MODELOS – JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Grupo Modelo | Fabricante | Total | % Participação de mercado |
| 1º | XC40 | VOLVO | 1.071 | 18,2% |
| 2º | YUAN PLUS | BYD | 635 | 10,8% |
| 3º | DOLPHIN | BYD | 468 | 7,9% |
| 4º | C40 | VOLVO | 380 | 6,4% |
| 5º | D1 | BYD | 316 | 5,4% |
| 6º | E-JS1 | JAC | 290 | 4,9% |
| 7º | IX3 | BMW | 236 | 4,0% |
| 8º | COOPER | MINI | 227 | 3,9% |
| 9º | IX | BMW | 222 | 3,8% |
| 10º | TAYCAN | PORSCHE | 206 | 3,5% |
| 11º | LEAF | NISSAN | 168 | 2,8% |
| 12º | KWID | RENAULT | 167 | 2,8% |
| 13º | BOLT EUV | GM | 132 | 2,2% |
| 14º | I4 | BMW | 112 | 1,9% |
| 15º | TAN | BYD | 109 | 1,8% |
| 16º | E-JS4 | JAC | 79 | 1,3% |
| 16º | ICAR | CAOA CHERY | 79 | 1,3% |
| 17º | E TRON | AUDI | 78 | 1,3% |
| 18º | JUMPY | CITROEN | 76 | 1,3% |
| 19º | E-J7 | JAC | 73 | 1,2% |
| 20º | ID.4 | VW | 68 | 1,2% |
| 21º | HAN | BYD | 65 | 1,1% |
| 22º | BOLT | GM | 55 | 0,9% |
| 22º | E2008 | PEUGEOT | 55 | 0,9% |
| 23º | 500E | FIAT | 47 | 0,8% |
| 24º | T3 | BYD | 36 | 0,6% |
| 25º | EXPERT | PEUGEOT | 35 | 0,6% |
| 26º | EQA 250 | M.BENZ | 34 | 0,6% |
| 27º | SCUDO | FIAT | 30 | 0,5% |
| 28º | KONA | HYUNDAI | 29 | 0,5% |
| 29º | E TRON GT | AUDI | 26 | 0,4% |
| 30º | SEAL | BYD | 23 | 0,4% |
| 31º | EJV5.5 | JAC | 21 | 0,4% |
| 31º | Q8 | AUDI | 21 | 0,4% |
| 32º | 208 | PEUGEOT | 19 | 0,3% |
| 32º | EQB 250 | M.BENZ | 19 | 0,3% |
| 33º | IPACE | JAGUAR | 15 | 0,3% |
| 34º | EQE 300 | M.BENZ | 14 | 0,2% |
| 34º | I3 | BMW | 14 | 0,2% |
| 34º | MODEL Y | TESLA | 14 | 0,2% |
| 35º | MODEL 3 | TESLA | 13 | 0,2% |
| 36º | MEGANE ETECH | RENAULT | 12 | 0,2% |
| 37º | IX1 | BMW | 11 | 0,2% |
| 38º | EQC400 | M.BENZ | 10 | 0,2% |
| 38º | IEV 330P | JAC | 10 | 0,2% |
| 39º | HUMMER EV EDITION 1 | GMC | 9 | 0,2% |
| 39º | MODEL X | TESLA | 9 | 0,2% |
| 40º | F150 | FORD | 8 | 0,1% |
| 40º | IEV750 | JAC | 8 | 0,1% |
| 41º | EQS | M.BENZ | 7 | 0,1% |
| 42º | ECOTECH 2 | HITECH | 5 | 0,1% |
| 43º | ECOCARGO | HITECH | 4 | 0,1% |
| 43º | MODEL S | TESLA | 4 | 0,1% |
| 44º | R1T | RIVIAN | 3 | 0,1% |
| 44º | SERES 3 | DONGFENG | 3 | 0,1% |
| 45º | I7 | BMW | 2 | 0,0% |
| 45º | MUSTANG MACH-E | FORD | 2 | 0,0% |
| 45º | SERES 5 | DONGFENG | 2 | 0,0% |
| 46º | EQ FORTWO | SMART | 1 | 0,0% |
| 46º | EX1 | DONGFENG | 1 | 0,0% |
| 46º | EX7 | KEYTON | 1 | 0,0% |
| 46º | IEV350T | JAC | 1 | 0,0% |
| 46º | IONIQ | HYUNDAI | 1 | 0,0% |
| 46º | KANGOO | RENAULT | 1 | 0,0% |
| 46º | MIRAI | TOYOTA | 1 | 0,0% |
| 46º | R1S | RIVIAN | 1 | 0,0% |
| 46º | T40 | JAC | 1 | 0,0% |
| Total Geral | 5.895 | |||
PHEV POR GRUPO DE MODELOS – JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Grupo Modelo | Fabricante | Total Geral | %Participação de mercado |
| 1º | XC60 | VOLVO | 3.014 | 13,0% |
| 2º | HAVAL H6 | GWM | 3.000 | 12,9% |
| 3º | TIGGO 8 | CAOA CHERY | 2.855 | 12,3% |
| 4º | SONG PLUS | BYD | 2.300 | 9,9% |
| 5º | CAYENNE | PORSCHE | 1.167 | 5,0% |
| 6º | XC40 | VOLVO | 1.071 | 4,6% |
| 7º | Q5 | AUDI | 794 | 3,4% |
| 8º | XC90 | VOLVO | 779 | 3,4% |
| 9º | YUAN PLUS | BYD | 635 | 2,7% |
| 10º | X5 | BMW | 542 | 2,3% |
| 11º | DOLPHIN | BYD | 468 | 2,0% |
| 12º | 330E | BMW | 434 | 1,9% |
| 13º | COOPER COUNTRYMAN | MINI | 383 | 1,7% |
| 14º | C40 | VOLVO | 380 | 1,6% |
| 15º | X3 | BMW | 359 | 1,5% |
| 16º | D1 | BYD | 316 | 1,4% |
| 17º | VELAR | LAND ROVER | 305 | 1,3% |
| 18º | E-JS1 | JAC | 290 | 1,3% |
| 19º | COMPASS | JEEP | 279 | 1,2% |
| 20º | PANAMERA | PORSCHE | 255 | 1,1% |
| 21º | IX3 | BMW | 236 | 1,0% |
| 22º | COOPER | MINI | 227 | 1,0% |
| 23º | IX | BMW | 222 | 1,0% |
| 24º | TAYCAN | PORSCHE | 206 | 0,9% |
| 25º | FPACE | JAGUAR | 175 | 0,8% |
| 26º | LEAF | NISSAN | 168 | 0,7% |
| 27º | KWID | RENAULT | 167 | 0,7% |
| 28º | RANGE ROVER | LAND ROVER | 145 | 0,6% |
| 29º | BOLT EUV | GM | 132 | 0,6% |
| 30º | X6 | BMW | 130 | 0,6% |
| 31º | GLE | M.BENZ | 129 | 0,6% |
| 32º | I4 | BMW | 112 | 0,5% |
| 33º | TAN | BYD | 109 | 0,5% |
| 34º | E TRON | AUDI | 79 | 0,3% |
| 34º | E-JS4 | JAC | 79 | 0,3% |
| 34º | ICAR | CAOA CHERY | 79 | 0,3% |
| 35º | JUMPY | CITROEN | 76 | 0,3% |
| 36º | E-J7 | JAC | 73 | 0,3% |
| 37º | ID.4 | VW | 68 | 0,3% |
| 38º | 530E | BMW | 65 | 0,3% |
| 38º | HAN | BYD | 65 | 0,3% |
| 39º | RX500H | LEXUS | 64 | 0,3% |
| 40º | BOLT | GM | 55 | 0,2% |
| 40º | E2008 | PEUGEOT | 55 | 0,2% |
| 41º | 500E | FIAT | 47 | 0,2% |
| 42º | T3 | BYD | 36 | 0,2% |
| 43º | EXPERT | PEUGEOT | 35 | 0,2% |
| 44º | EQA 250 | M.BENZ | 34 | 0,1% |
| 45º | GLS | M.BENZ | 33 | 0,1% |
| 46º | ARTURA | MCLAREN | 31 | 0,1% |
| 47º | SCUDO | FIAT | 30 | 0,1% |
| 48º | KONA | HYUNDAI | 29 | 0,1% |
| 49º | E TRON GT | AUDI | 26 | 0,1% |
| 50º | SEAL | BYD | 23 | 0,1% |
| 51º | EJV5.5 | JAC | 21 | 0,1% |
| 51º | Q8 | AUDI | 21 | 0,1% |
| 52º | 208 | PEUGEOT | 19 | 0,1% |
| 52º | EQB 250 | M.BENZ | 19 | 0,1% |
| 53º | 296 GTB | FERRARI | 18 | 0,1% |
| 54º | IPACE | JAGUAR | 15 | 0,1% |
| 55º | EQE 300 | M.BENZ | 14 | 0,1% |
| 55º | I3 | BMW | 14 | 0,1% |
| 55º | MODEL Y | TESLA | 14 | 0,1% |
| 56º | MODEL 3 | TESLA | 13 | 0,1% |
| 57º | MEGANE ETECH | RENAULT | 12 | 0,1% |
| 58º | IX1 | BMW | 11 | 0,0% |
| 59º | EQC400 | M.BENZ | 10 | 0,0% |
| 59º | IEV 330P | JAC | 10 | 0,0% |
| 59º | PACIFICA | CHRYSLER | 10 | 0,0% |
| 60º | F150 | FORD | 9 | 0,0% |
| 60º | HUMMER EV EDITION 1 | GMC | 9 | 0,0% |
| 60º | MODEL X | TESLA | 9 | 0,0% |
| 61º | IEV750 | JAC | 8 | 0,0% |
| 62º | EQS | M.BENZ | 7 | 0,0% |
| 63º | CLASSE S | M.BENZ | 5 | 0,0% |
| 63º | ECOTECH 2 | HITECH | 5 | 0,0% |
| 63º | SF90 SPIDER | FERRARI | 5 | 0,0% |
| 64º | ECOCARGO | HITECH | 4 | 0,0% |
| 64º | FLYING SPUR | BENTLEY | 4 | 0,0% |
| 64º | MODEL S | TESLA | 4 | 0,0% |
| 64º | SF90 STRADALE | FERRARI | 4 | 0,0% |
| 65º | BENTAYGA | BENTLEY | 3 | 0,0% |
| 65º | R1T | RIVIAN | 3 | 0,0% |
| 65º | SERES 3 | DONGFENG | 3 | 0,0% |
| 66º | 296 GTS | FERRARI | 2 | 0,0% |
| 66º | AMG GT63S | M.BENZ | 2 | 0,0% |
| 66º | ECLIPSE CROSS | MITSUBISHI | 2 | 0,0% |
| 66º | I7 | BMW | 2 | 0,0% |
| 66º | MUSTANG MACH-E | FORD | 2 | 0,0% |
| 66º | SERES 5 | DONGFENG | 2 | 0,0% |
| 67º | 812 GTS | FERRARI | 1 | 0,0% |
| 67º | EQ FORTWO | SMART | 1 | 0,0% |
| 67º | EX1 | DONGFENG | 1 | 0,0% |
| 67º | EX7 | KEYTON | 1 | 0,0% |
| 67º | FRONTIER | NISSAN | 1 | 0,0% |
| 67º | GLS 600 MAYBACH | M.BENZ | 1 | 0,0% |
| 67º | IEV350T | JAC | 1 | 0,0% |
| 67º | IONIQ | HYUNDAI | 1 | 0,0% |
| 67º | KANGOO | RENAULT | 1 | 0,0% |
| 67º | MIRAI | TOYOTA | 1 | 0,0% |
| 67º | P1 | MCLAREN | 1 | 0,0% |
| 67º | R1S | RIVIAN | 1 | 0,0% |
| 67º | SIENNA | TOYOTA | 1 | 0,0% |
| 67º | T40 | JAC | 1 | 0,0% |
| Total Geral | 23.195 | |||
HEV POR GRUPO DE MODELOS – JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Grupo Modelo | Fabricante | Total | % Participação de mercado |
| 1º | COROLLA CROSS | TOYOTA | 7.636 | 29,55% |
| 2º | COROLLA | TOYOTA | 4.881 | 18,89% |
| 3º | TIGGO 5X | CAOA CHERY | 3.251 | 12,58% |
| 4º | TIGGO 7 | CAOA CHERY | 1.689 | 6,54% |
| 5º | HAVAL H6 | GWM | 1.564 | 6,05% |
| 6º | DISCOVERY | LAND ROVER | 840 | 3,25% |
| 7º | DEFENDER | LAND ROVER | 724 | 2,80% |
| 8º | STONIC | KIA | 668 | 2,59% |
| 9º | SPORTAGE | KIA | 658 | 2,55% |
| 10º | RAV4 | TOYOTA | 593 | 2,29% |
| 11º | ARRIZO 6 | CAOA CHERY | 537 | 2,08% |
| 12º | CLASSE C | M.BENZ | 515 | 1,99% |
| 13º | RANGE ROVER | LAND ROVER | 438 | 1,70% |
| 14º | CIVIC | HONDA | 389 | 1,51% |
| 15º | KONA | HYUNDAI | 289 | 1,12% |
| 16º | NX350H | LEXUS | 284 | 1,10% |
| 17º | NIRO | KIA | 183 | 0,71% |
| 18º | UX250H | LEXUS | 139 | 0,54% |
| 19º | FORESTER | SUBARU | 133 | 0,51% |
| 20º | MAVERICK | FORD | 127 | 0,49% |
| 21º | IONIQ | HYUNDAI | 118 | 0,46% |
| 22º | XV | SUBARU | 71 | 0,27% |
| 23º | ES300 | LEXUS | 57 | 0,22% |
| 24º | CAMRY | TOYOTA | 29 | 0,11% |
| 25º | VELAR | LAND ROVER | 12 | 0,05% |
| 26º | CLASSE A | M.BENZ | 10 | 0,04% |
| 27º | SIENNA | TOYOTA | 8 | 0,03% |
| 28º | LEVANTE | MASERATI | 7 | 0,03% |
| 29º | TUNDRA | TOYOTA | 3 | 0,01% |
| 30º | ACCORD | HONDA | 2 | 0,01% |
| 31º | GHIBLI | MASERATI | 1 | 0,00% |
| 31º | GLS 600 MAYBACH | M.BENZ | 1 | 0,00% |
| Total Geral | 25.839 | |||
LEVES ELETRIFICADOS POR MONTADORA
JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Fabricante | Total Geral | % Participação de mercado |
| 1º | TOYOTA | 13.152 | 26,8% |
| 2º | CAOA CHERY | 8.411 | 17,1% |
| 3º | VOLVO | 5.244 | 10,7% |
| 4º | GWM | 4.564 | 9,3% |
| 5º | BYD | 3.952 | 8,1% |
| 6º | LAND ROVER | 2.464 | 5,0% |
| 7º | BMW | 2.127 | 4,3% |
| 8º | PORSCHE | 1.628 | 3,3% |
| 9º | KIA | 1.509 | 3,1% |
| 10º | AUDI | 920 | 1,9% |
| 11º | M.BENZ | 780 | 1,6% |
| 12º | MINI | 610 | 1,2% |
| 13º | LEXUS | 544 | 1,1% |
| 14º | JAC | 483 | 1,0% |
| 15º | HYUNDAI | 437 | 0,9% |
| 16º | HONDA | 391 | 0,8% |
| 17º | JEEP | 279 | 0,6% |
| 18º | SUBARU | 204 | 0,4% |
| 19º | JAGUAR | 190 | 0,4% |
| 20º | GM | 187 | 0,4% |
| 21º | RENAULT | 180 | 0,4% |
| 22º | NISSAN | 169 | 0,3% |
| 23º | FORD | 138 | 0,3% |
| 24º | PEUGEOT | 109 | 0,2% |
| 25º | FIAT | 77 | 0,2% |
| 26º | CITROEN | 76 | 0,2% |
| 27º | VW | 68 | 0,1% |
| 28º | TESLA | 40 | 0,1% |
| 29º | MCLAREN | 32 | 0,1% |
| 30º | FERRARI | 30 | 0,1% |
| 31º | CHRYSLER | 10 | 0,0% |
| 32º | GMC | 9 | 0,0% |
| 32º | HITECH | 9 | 0,0% |
| 33º | MASERATI | 8 | 0,0% |
| 34º | BENTLEY | 7 | 0,0% |
| 35º | DONGFENG | 6 | 0,0% |
| 36º | RIVIAN | 4 | 0,0% |
| 37º | MITSUBISHI | 2 | 0,0% |
| 38º | KEYTON | 1 | 0,0% |
| 38º | SMART | 1 | 0,0% |
| Total Geral | 49.052 |
LEVES ELETRIFICADOS POR ESTADOS
JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Estado | Total Geral | % Participação de mercado |
| 1º | SP | 17.349 | 35,4% |
| 2º | RJ | 3.749 | 7,6% |
| 3º | SC | 3.374 | 6,9% |
| 4º | MG | 3.135 | 6,4% |
| 5º | DF | 3.002 | 6,1% |
| 6º | PR | 2.994 | 6,1% |
| 7º | GO | 2.761 | 5,6% |
| 8º | RS | 2.441 | 5,0% |
| 9º | BA | 1.499 | 3,1% |
| 10º | ES | 1.445 | 2,9% |
| 11º | PE | 1.107 | 2,3% |
| 12º | CE | 933 | 1,9% |
| 13º | MT | 834 | 1,7% |
| 14º | MS | 641 | 1,3% |
| 15º | AL | 489 | 1,0% |
| 16º | AM | 487 | 1,0% |
| 17º | PA | 487 | 1,0% |
| 18º | MA | 461 | 0,9% |
| 19º | PB | 443 | 0,9% |
| 20º | RN | 379 | 0,8% |
| 21º | PI | 335 | 0,7% |
| 22º | SE | 217 | 0,4% |
| 23º | RO | 167 | 0,3% |
| 24º | TO | 164 | 0,3% |
| 25º | AP | 70 | 0,1% |
| 26º | AC | 50 | 0,1% |
| 27º | RR | 39 | 0,1% |
| Total | 49.052 |
AS 30 CIDADES QUE MAIS EMPLACARAM
VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS
JANEIRO/AGOSTO 2023
| Ranking | Município | Estado | Total | %Participação |
| 1º | São Paulo | SP | 8.456 | 17,2% |
| 2º | Brasília | DF | 3.002 | 6,1% |
| 3º | Rio de Janeiro | RJ | 2.363 | 4,8% |
| 4º | Belo Horizonte | MG | 1.757 | 3,6% |
| 5º | Curitiba | PR | 1.468 | 3,0% |
| 6º | Anápolis | GO | 1.396 | 2,8% |
| 7º | Campinas | SP | 1.067 | 2,2% |
| 8º | Goiânia | GO | 939 | 1,9% |
| 9º | Porto Alegre | RS | 898 | 1,8% |
| 10º | Salvador | BA | 820 | 1,7% |
| 11º | Recife | PE | 773 | 1,6% |
| 12º | Fortaleza | CE | 739 | 1,5% |
| 13º | Florianópolis | SC | 631 | 1,3% |
| 14º | Manaus | AM | 478 | 1,0% |
| 15º | Ribeirão Preto | SP | 450 | 0,9% |
| 16º | Cuiabá | MT | 391 | 0,8% |
| 17º | Maceió | AL | 388 | 0,8% |
| 18º | Cariacica | ES | 387 | 0,8% |
| 19º | Vitória | ES | 383 | 0,8% |
| 20º | Campo Grande | MS | 382 | 0,8% |
| 21º | Balneário Camboriú | SC | 373 | 0,8% |
| 22º | Barueri | SP | 357 | 0,7% |
| 23º | Sorocaba | SP | 356 | 0,7% |
| 24º | São Luís | MA | 322 | 0,7% |
| 25º | Guarulhos | SP | 316 | 0,6% |
| 26º | Belém | PA | 298 | 0,6% |
| 27º | Santana de Parnaíba | SP | 298 | 0,6% |
| 28º | Teresina | PI | 279 | 0,6% |
| 29º | São José do Rio Preto | SP | 269 | 0,5% |
| 30º | Uberlândia | MG | 266 | 0,5% |



