A ABVE comemorou a aprovação do texto-base do Mover pela Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (28/5).
“O Brasil está próximo de definir uma rota muito mais segura e inovadora para toda a eletromobilidade” – afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, em nota oficial divulgada pela entidade logo em seguida à votação.
Veja íntegra:
APROVAÇÃO DO MOVER NA CÂMARA É UM GRANDE
PASSO PARA O TRANSPORTE ELÉTRICO NO BRASIL
Emenda apoiada pela ABVE restabelece
incentivo às bicicletas elétricas no programa
“Poderemos ter agora uma rota muito mais segura
para a eletromobilidade” – diz presidente da ABVE
A ABVE cumprimenta a Câmara dos Deputados pela aprovação do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), na noite desta terça-feira (28/5) – incluindo a emenda que prevê incentivos às bicicletas elétricas no texto final.
O Mover é o mais avançado programa automotivo já concebido no Brasil, e sua implementação será decisiva para desenvolver a eletromobilidade e acelerar a descarbonização da matriz de transportes do País.
“O Mover é um grande passo à frente para a indústria automotiva brasileira e, ao mesmo tempo, representa uma saudável linha de continuidade com programas anteriores, como o Inovar Auto e o Rota 2030” – afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
“É uma política pública que abre espaço para o crescimento da eletromobilidade, para apoiar a pesquisa tecnológica por empresas brasileiras e, principalmente, para atrair investimentos na fabricação de veículos elétricos e híbridos em território nacional”.
EMENDA
A ABVE comemora particularmente a aprovação (por 273 votos a 111) da emenda que restabeleceu os incentivos à produção bicicletas elétricas e bicicletas comuns no Mover.
Esses incentivos, previstos nas versões preliminares do programa, tinham ficando de fora do texto divulgado no dia 30 de dezembro de 2023 pela Presidência da República.
A ABVE trabalhou intensamente pelas bicicletas elétricas no Mover, com apoio de parlamentares da Frente Parlamentar da Eletromobilidade no Congresso Nacional, presidida pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
A ABVE destaca também a rapidez da tramitação da matéria no Congresso. “O fato de um programa de tal complexidade ter sido aprovado pela Câmara em apenas cinco meses atesta a relevância do tema e o amplo consenso alcançado entre diferentes setores industriais, governo e lideranças parlamentares”- disse Ricardo Bastos.
“Com votação desta terça-feira, o Brasil está próximo de definir uma rota muito mais segura e inovadora para toda a eletromobilidade” – concluiu o presidente da ABVE.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados segue agora para tramitação no Senado.