O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, reuniu-se nesta quarta-feira (10/7) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para uma longa conversa sobre as perspectivas da eletromobilidade no Brasil.
Dois temas dominaram a pauta da reunião, que, segundo Ricardo Bastos, “foi muito produtiva”:
1-Investimentos da indústria e do setor de eletromobilidade após o Mover.
2-Produção de componentes estratégicos no Brasil – baterias.
Ricardo Bastos elogiou o Mover – Programa Mobilidade Verde e Inovação, lançado pelo MDIC em dezembro – e destacou a importância de o Brasil ter uma cadeia produtiva nacional completa de baterias elétricas para veículos.
Segundo o presidente da ABVE, o Mover (recém-sancionado pelo presidente da República) é um programa fundamental para atrair e ampliar os investimentos da indústria da mobilidade elétrica no Brasil, especialmente a fabricação local de veículos e componentes.
Ambos discutiram vários exemplos e oportunidades para a indústria nacional de peças e equipamentos ampliar sua integração com as novas montadoras de veículos eletrificados que estão se instalando no Brasil, ampliando o conteúdo local dos produtos.
Ricardo Bastos sublinhou a necessidade de o governo apoiar a nova indústria do transporte sustentável não apenas por meio de programas de incentivo, mas também com regras estáveis, previsibilidade nas decisões e tratamento tributário favorável às tecnologias de baixa emissão de poluentes.
A previsão da ABVE é que o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil supere 150 mil unidades emplacadas (de todas as tecnologias) em 2024, podendo chegar a 160 mil.
Neste caso, a participação de mercado (market share) sobre as vendas domésticas totais poderá ficar em torno de 6,5% a 7%.
O vice-presidente e ministro Geraldo Ackmin reiterou o compromisso do governo federal com a descarbonização da economia e a “neoindustrização” do país, especialmente no setor automotivo e de autopeças.
Destacou também que sua prioridade é criar as condições para que as indústrias de transporte sustentável fabriquem seus veículos e componentes no Brasil, diminuindo as importações.
A reunião foi no gabinete do vice-presidente no prédio do MDIC, em Brasília.
Participantes:
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC);
Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC/MDIC);
Renato Agostinho, diretor de Operações de Comércio Exterior (Decex/MDIC);
Ricardo Bastos, presidente da ABVE e diretor de Relações Institucionais da GWM.