Assembleia Geral da ABVE, realizada na última sexta (14/4), confirmou o nome de Ricardo Bastos como presidente da entidade, para um mandato até abril de 2024.
Diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Great Wall Motors, Bastos é um dos mais experientes e respeitados executivos da indústria automobilística brasileira.
Ele já tinha sido eleito presidente pelo Conselho Diretor da ABVE no dia 27 de março.
Pelo estatuto da entidade, porém, a indicação do Conselho precisaria ser referendada por uma Assembleia Geral dos associados.
TRABALHO CONJUNTO
Bastos assumiu a presidência depois que o titular reeleito em 2022, Adalberto Maluf, comunicou sua renúncia à ABVE, no dia 21 de março, para ocupar o cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente.
O novo presidente destacou a importância de trabalhar em conjunto com outras associações nacionais e com as autoridades nos três níveis de governo.
“Defendemos um diálogo profundo, respeitoso e produtivo com outras entidades, em defesa da eletromobilidade no Brasil” – disse.
“Vamos avançar também no trabalho de aproximação com os governos federal, estaduais e municipais para construirmos juntos uma política de eletromobilidade que assegure a disseminação das tecnologias de transporte sustentável”.
VOTAÇÃO
Na Assembleia, Ricardo Bastos recebeu expressiva maioria dos votos ponderados das 106 empresas em condição de voto.
De forma inédita, a Assembleia Geral da ABVE foi ao mesmo tempo presencial e remota, com as votações sendo feitas rapidamente por uma ferramenta online.
Uma parte dos associados votou no auditório da Eletra, no Km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Outra votou remotamente, por videoconferência.
A Assembleia Geral Extraordinária, convocada para referendar o nome do novo presidente, foi realizada em conjunto com a Assembleia Geral Ordinária anual, prevista para ocorrer até 15 de abril de cada ano.
No total, os associados presentes votaram em seis itens da pauta da AGE e da AGO. Todos aprovados por ampla maioria.
HISTÓRIA
A Assembleia Geral reforça e consolida a ABVE como a principal entidade em defesa da eletromobilidade no Brasil.
Fundada em 2006 e hoje com 114 associados, a ABVE representa toda a cadeia produtiva do transporte elétrico, com participação das principais empresas brasileiras do setor.
A associação divide-se em seis grandes grupos de trabalho:
- Veículos leves (automóveis e comerciais leves).
- Veículos pesados (ônibus e caminhões).
- Veículos levíssimos (e-bikes, motos, scooters, patinetes elétricos etc).
- Componentes (motores elétricos, baterias, peças e equipamentos).
- Infraestrutura (empresa de eletropostos, geração e distribuição de energia).
- Mobilidade Urbana (empresas de logística, arquitetura e integração de modais elétricos).
A entidade é coordenada por um Conselho Diretor, hoje formado por 20 empresas, sob a presidência de Ricardo Bastos.