As novas regras para ampliar a segurança dos edifícios residenciais e comerciais e instalar estações de recarga de veículos elétricos nas garagens já estão em sua fase final e deverão ser divulgadas nas próximas semanas.
A informação é do Coronel Max Alexandre Schroeder, comandante da Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, e foi divulgada durante o “Workshop Internacional Eletromobilidade & Segurança nas Edificações”, realizado no dia 6 de junho no Distrito Anhembi (SP), na presença de mais de 700 bombeiros e especialistas de todo o Brasil.
A norma vem sendo construída ao longo de mais de um ano de estudos técnicos e testes práticos, na sequência de uma consulta pública lançada pelos bombeiros de São Paulo no dia 5 abril de 2024, por meio da Portaria CCB-001/800/2024.
Durante esse período, a ABVE trabalhou diretamente com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, fornecendo informações técnicas e ajudando a viabilizar viagens internacionais e simulações reais de combate a incêndio em veículos elétricos.
Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, “o objetivo foi testar os protocolos de segurança dos próprios veículos e as baterias em condições reais, além de apresentar os equipamentos já disponíveis no Brasil”.
Em seu discurso na abertura do evento, Ricardo Bastos reforçou o compromisso da entidade em liderar esse processo com responsabilidade. “Não é apenas sobre carros, é sobre ônibus, bicicletas, patinetes e toda uma mobilidade sustentável”.
“Queremos oferecer segurança para a sociedade ao mesmo tempo que cuidamos do meio ambiente”.
O Workshop no Teatro Celso Furtado (Distrito Anhembi) reuniu especialistas em segurança e prevenção de acidentes com veículos elétricos de cinco países (ver abaixo).
A organização foi da ABVE, da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros do Brasil) e da Fundabom (Fundação de Apoio ao Bombeiro de São Paulo, com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
As apresentações em inglês e chinês serão disponibilizadas no site e no canal da ABVE no You Tube, além do site da Fundabom.
Participaram da abertura o presidente da Ligabom, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior (CBM-GO), o Coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP), Coronel Max Schroeder, comandante da Escola de Bombeiros, Coronel Carlos Henrique Lucena Costa, coordenador operacional da PM; Ricardo Bastos, presidente da ABVE; Paulo Rewald, diretor de Normatização do Secovi-SP e Milton Bigucci Júnior, coordenador do GT sobre Carregamento Elétrico do SindusCon e também diretor do Secovi.

AVANÇOS
Os avanços nos testes foram detalhados pelo Major Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão Estadual de Estudos sobre Eletromobilidade/SP e vice-presidente do Conasci – Conselho Nacional de Segurança Contra Incêndio da Ligabom.
O Major ressaltou a importância do ambiente controlado para aprimorar os procedimentos: “Estamos errando agora, em ambiente de testes, para não errar nas ocorrências reais”.
“Adaptamos técnicas vistas no exterior à realidade brasileira, aperfeiçoamos procedimentos e identificamos a possibilidade de aplicar um estudo técnico e prático em situações simuladas” – completou.
O Coronel Max Alexandre Schroeder destacou que a norma nacional está sendo elaborada com base em estudos científicos e testes locais e deverá ser divulgada nas próximas semanas.
“Temos trabalhado intensamente e estamos próximos da finalização dessa norma, algo muito aguardado pela população e pelo Corpo de Bombeiros, pois é essencial padronizar procedimentos e garantir segurança para quem instala os equipamentos, deixando claras as adaptações necessárias”.
Além de Comandante da Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, em Franco da Rocha, o Coronel Max Schroeder também é presidente do Comitê Nacional de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia da Ligabom.
Isto significa que a norma que vier a ser divulgada sobre eletrificação e segurança nas edificações será uma orientação válida para os corpos de bombeiros dos 27 Estados brasileiros, e não apenas de São Paulo.
CONTRIBUIÇÕES
Durante o workshop, especialistas da China, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Bélgica trouxeram contribuições relevantes ao tema, apontando a necessidade de prevenção ativa, protocolos de isolamento e estrutura de combate adaptada.
Participaram:
- Dong Wang (China), diretor adjunto do Instituto de Pesquisa de Incêndio da BYD;
- Mitch Peterson (Estados Unidos), capitão do Corpo de Bombeiros e pesquisador convidado do Fire Safety Research Institute e da UL;
- Nicolas Koch-Hartke (Alemanha), especialista em produtos de contenção de incêndios em veículos eletrificados e em baterias de lítio;
- Glenn Trevor Pröbstl (Austrália), bombeiro com 43 anos de experiência e especialista da EV Fire Safe e do Ministério da Defesa da Austrália;
- Glenn Cezanne (Bélgica), líder em políticas para a União Europeia da Charging Interface Initiative (CharIn).
Entre os pontos em comum destacados pelos palestrantes, estão: a importância de sistemas automáticos de combate a incêndios em garagens de edifícios, como sprinklers e detectores de fumaça; o risco de reignição em baterias de lítio, a toxicidade dos gases emitidos, além do uso estratégico de mantas de supressão de fogo, sob certas condições.
A importância da atuação integrada foi destacada Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, presidente da Ligabom e comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás. Ele enfatizou a necessidade de os bombeiros acompanharem o rápido avanço tecnológico para garantir a proteção patrimonial e humana, “sempre fundamentada na ciência e na colaboração”.
CAPACITAÇÃO
O Major Ronaldo Ribeiro também destacou a importância de os bombeiros absorverem o máximo de experiência possível, adaptando-se rapidamente às mudanças tecnológicas. “Procuramos adaptar técnicas vistas no exterior à realidade brasileira e já conseguimos, por exemplo, reduzir em 25% o uso de água no combate”.
Durante sua palestra, o Major disse que a série de testes e sessões de treinamento que precedeu o workshop permitiu “entregar para a sociedade” 200 bombeiros de todo o Brasil treinados e capacitados para atuar em incêndios envolvendo as novas tecnologias.
A “joia da coroa” – acrescentou – foi o laboratório construído na Escola de Bombeiros de Franco da Rocha especialmente para testes de incêndio de veículos elétricos e veículos convencionais modernos em geral.
Trata-se de uma estrutura fechada de alvenaria construída para simular as condições de uma garagem em caso de incêndio, incluindo equipamentos como chuveiros automáticos (sprinklers), detectores de fumaça, exaustores, alarmes e sensores de temperatura.
Essa estrutura foi construída num terreno na Escola de Bombeiros com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon) e apoio do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi).
O mestre de cerimônia do evento foi o presidente da Fundabom, Coronel Valdir Pavão.