Carros elétricos: solução para apagões e apoio à rede elétrica

CARLOS AUGUSTO SERRA ROMA

Os recentes apagões em São Paulo, provocados pelas fortes chuvas, levantaram questões sobre a capacidade do Brasil em fornecer energia para abastecer veículos elétricos. Entretanto, é importante esclarecer que esses apagões não são causados por uma falta de geração de energia, mas sim por problemas de infraestrutura que resultam de eventos climáticos extremos, como ventos fortes, quedas de árvores e enchentes.

Durante tempestades intensas, ventos derrubam cabos de energia e árvores caem sobre as redes elétricas, interrompendo o fornecimento. Além disso, as subestações de energia, responsáveis por distribuir eletricidade, podem ser inundadas, resultando em curtos-circuitos ou até explosões nos transformadores, como já ocorreu em várias regiões da cidade. Esses problemas exigem manutenção intensiva e podem levar horas ou até dias para serem resolvidos, dependendo da extensão dos danos.

Esses apagões, portanto, não têm relação com a capacidade energética do Brasil ou com a demanda de carros elétricos. Pelo contrário, os veículos elétricos podem ser uma solução em momentos de crise energética. Isso ocorre porque eles carregam, em sua maioria, à noite, quando a demanda por eletricidade é significativamente menor. À noite, o consumo de energia residencial e industrial cai, permitindo que os carros elétricos recarreguem suas baterias de forma eficiente sem sobrecarregar a rede.

Além disso, carros elétricos modernos estão equipados com uma tecnologia chamada Vehicle-to-Load (V2L). O V2L permite que o veículo forneça energia para dispositivos externos. Em situações de apagão, um carro elétrico com uma bateria de 60 kWh, por exemplo, poderia fornecer energia para uma residência com consumo mensal médio de 400 kWh por vários dias. Isso transforma o carro elétrico em uma espécie de gerador de energia portátil, funcionando como um backup em momentos críticos.

Outro conceito promissor é o Vehicle-to-Grid (V2G), que vai além do V2L. O V2G permite que o carro elétrico devolva energia para a rede elétrica quando necessário, auxiliando a equilibrar o sistema em momentos de pico de demanda. Imagine um cenário em que milhares de carros elétricos, com baterias carregadas, possam injetar energia de volta no grid em momentos de maior consumo, como no início da noite, quando o uso de eletricidade em residências aumenta. Isso ajudaria a estabilizar o sistema, evitando apagões e diminuindo a necessidade de aumentar a geração em usinas.

Portanto, a questão não é se o Brasil tem energia suficiente para abastecer carros elétricos, mas sim como a infraestrutura pode ser modernizada para lidar melhor com eventos climáticos extremos. Veículos elétricos não são parte do problema; pelo contrário, eles podem se tornar parte da solução, ajudando tanto a aliviar a demanda por eletricidade quanto a garantir fornecimento em momentos de crise.

Como tudo isso funciona? 

Para que o Vehicle-to-Load (V2L) funcione como um gerador de energia para uma casa ou apartamento, alguns componentes e preparações são necessários além do carro elétrico em si. Aqui estão os detalhes:

  1. Carro elétrico com capacidade V2L: Nem todos os carros elétricos possuem essa funcionalidade. Para que o V2L funcione, o veículo precisa estar equipado com a tecnologia que permite o fornecimento de energia para dispositivos externos, por portas de carregamento bidirecionais. Exemplos de carros com essa capacidade incluem modelos de fabricantes como Hyundai e Kia, BYD, Chevrolet e muitos outros.
  2. Adaptadores e cabos especiais: O carro elétrico normalmente possui conectores de carregamento projetados para carregar suas baterias, e esses mesmos conectores podem ser usados no V2L para fornecer energia. No entanto, você precisará de um adaptador V2L compatível, que converta a energia da bateria do carro para um formato adequado ao uso doméstico, como a conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é o padrão utilizado em residências.
  3. Inversor: Um inversor pode ser necessário, especialmente para alimentar dispositivos domésticos de maior potência. Esse equipamento converte a eletricidade da bateria do carro (CC) para a forma que os aparelhos elétricos da casa utilizam (CA), normalmente em 110V ou 220V, dependendo da região. Muitos veículos com V2L já integram esse inversor no próprio sistema, mas é importante verificar as especificações do veículo.
  4. Distribuição de energia: Para alimentar diretamente a casa ou apartamento, um sistema de distribuição será necessário. Isso pode ser feito de duas maneiras:
    • Conexão direta: O carro pode fornecer energia para dispositivos específicos, como geladeiras, iluminação, ou eletrônicos, via cabos e adaptadores. Esses dispositivos seriam conectados diretamente ao veículo, como se o carro fosse um grande banco de baterias portátil.
    • Conexão à rede doméstica: Para alimentar toda a casa de maneira integrada, um painel de transferência pode ser instalado. Esse painel, semelhante aos usados em sistemas de energia solar ou geradores domésticos, permite que a casa seja desconectada da rede elétrica e conectada ao carro em momentos de apagão. Assim, o veículo fornecerá energia para todos os circuitos da casa ou para circuitos específicos, como geladeira, tomadas de carga e luzes essenciais.
  5. Capacidade da bateria e consumo: Para um uso eficiente, o proprietário deve levar em consideração o tamanho da bateria do carro e o consumo de energia da residência. Um carro com uma bateria de 60 kWh pode fornecer energia suficiente para manter uma casa com consumo médio de 400 kWh por mês funcionando por alguns dias, dependendo do uso. No entanto, aparelhos de alto consumo, como ar-condicionado e aquecedores elétricos, podem reduzir rapidamente a autonomia do veículo.
  6. Monitoramento e controle: É importante monitorar a carga da bateria do carro enquanto ele fornece energia para a casa, para evitar que o carro descarregue completamente. Muitos veículos com V2L oferecem aplicativos e sistemas de gerenciamento de energia que permitem ao usuário controlar a saída de energia e manter a bateria em níveis seguros.

Esses componentes combinados permitem que um carro elétrico funcione como uma solução temporária de fornecimento de energia durante apagões, oferecendo segurança energética para residências em situações de emergência.

Exemplo
Durante uma forte tempestade de inverno no Texas, milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, aquecimento e serviços básicos por vários dias. Randy Jones, um trabalhador de refinaria aposentado de Katy, Texas, usou sua caminhonete Ford F-150 PowerBoost Hybrid 2021, equipada com um gerador de 7,2 kW a bordo, para abastecer sua casa e ajudar vizinhos durante o blecaute. A caminhonete permitiu que ele utilizasse eletrodomésticos essenciais, como luzes, cafeteira, TV e geladeira. Jones compartilhou sua experiência em um fórum, destacando como o gerador do veículo ofereceu alívio durante a crise. Sua história viralizou nas redes sociais e foi retuitada pelo CEO da Ford, Jim Farley. Outros proprietários da F-150 também usaram suas caminhonetes para alimentar suas casas, expressando satisfação com a capacidade do veículo durante o longo blecaute.

Créditos da reportagem: Texas man uses new 2021 Ford F-150 to heat home, power appliances during blackout, por Phoebe Wall Howard, Detroit Free Press.

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