Para se posicionar e discutir um tema é preciso ter conhecimento, objetividade, clareza, respeito, flexibilidade e ouvir, tornando assim a discussão produtiva e enriquecedora.
Neste artigo, faço um comparativo entre o motor elétrico e o motor a combustão interna para aplicação automotiva, mostrando as diferenças e vantagens de cada tecnologia, permitido uma avaliação do seu processo de manufatura, performance e manutenção requerida.
O motor elétrico foi desenvolvido baseado e muitas descobertas importantes ao longo dos séculos, como, por exemplo, a do físico dinamarquês Hans Christian Oersted, que em 1820 descobriu a relação entre eletricidade e magnetismo.
Em 1938, o professor alemão Moritz Hermann von Jacobi desenvolveu um motor elétrico e aplicou-o a uma lancha. Toda a energia provinha de baterias, que eram caras e de uso restrito. Outro marco importante foi o carro elétrico desenvolvido pelo inglês Thomas Parker em 1884, que ele usava para ir ao trabalho todos os dias.
Já o primeiro veículo com motor de combustão interna foi desenvolvido por Karl Benz em 1885, que patenteou seu “Motorwagen” em 1886. Este modelo é considerado o primeiro automóvel prático movido a um motor de combustão interna.
CARACTERÍSTICAS: Motor Elétrico (ME) vs. Motor a Combustão Interna (MCI)
- Eficiência energética:
- ME: alta eficiência, em geral entre 85-95%, a maior parte da energia elétrica é convertida em energia mecânica.
- MCI: menor eficiência, cerca de 20-30%, perda de energia na forma de calor.
- Emissões de gases:
- ME: zero emissões diretas de gases poluentes, mais ecológico.
- MCI: emissão de gases poluentes, como CO₂, Nox, Aldeídos (etanol) e material particulado (diesel), contribuindo para a poluição do ar.
- Manutenção:
- ME: menor necessidade de manutenção, possuem menos peças móveis e não tem óleo lubrificante ou filtros de óleo e ar.
- MCI: requer manutenção regular, incluindo troca de óleo, filtros e velas.
- Nível de Ruído:
- ME: operação mais silenciosa.
- MCI: produzem mais ruído devido às explosões internas de combustível e peças móveis.
- Desempenho:
- ME: torque máximo instantâneo e mais constante em diferentes velocidades.
- MCI: torque e potência variam de acordo com a rotação do motor.
- Energia utilizada:
- ME: dependem de baterias ou energia elétrica externa, proveniente de diversas fontes, podendo ser carregados em casa ou em estações de carregamento.
- MCI: utilizam combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, que são não-renováveis e têm impacto ambiental significativo.
CONFIGURAÇÃO: Motor Elétrico (ME) vs. Motor a Combustão Interna (MCI)
A fim de exemplificar, vamos comparar a configuração de motores de mesma potência, por exemplo de 200 HP:
- Número de Peças do Motor:
- ME: aproximadamente 30 a 50 peças móveis.
- MCI: aproximadamente 300 a mais de 2.000 peças móveis.
- Componentes principais:
- ME: Rotor, estator, rolamentos, carcaça, sistemas de controle eletrônico.
- MCI: pistões, válvulas, virabrequim, bielas, eixos de comando, sistema de gerenciamento motor (ECM’s, velas, bobinas, sensores), sistema de combustível (tanques, mangueiras, tubos, bombas, injetores), sistema de escapamento (catalisador, silenciadores, tubulação de escape, coxins), sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, correias, sensores).
- Peso:
- ME: tendem a ser mais leves, um motor elétrico de 200 HP em geral pesa entre 150 kg e 200 kg.
- MCI: peso pode variar, mas um motor a gasolina de 200 HP pesa entre 220 kg e 300kg.
- Sistemas:
- ME: não tem sistema de combustível e exaustão. Sistema de gerenciamento do motor é simples.
- MCI: complexos sistemas de combustível, gerenciamento do motor e exaustão.
- Transmissão:
- ME: os veículos elétricos geralmente têm transmissões mais simples, com menos engrenagens.
- MCI: os veículos a combustão têm transmissões mais complexas, com muitas engrenagens.
- Vida Útil do motor:
- ME: pode durar de 15 a 20 anos, ou mais, dependendo das condições de uso e manutenção.
- MCI: duração de 150.000 a 200.000 quilômetros, o que geralmente se traduz em 10 a 15 anos de uso, dependendo do estilo de direção e manutenção.
- Fatores que impactam a vida útil:
- ME: temperatura operacional, qualidade da manutenção, condições de carga e operação.
- MCI: qualidade do combustível, frequência da manutenção, hábitos de condução, e condições de operação.
Conclusão:
A complexidade de um motor de combustão interna é significativamente maior devido ao número de peças móveis e aos sistemas auxiliares necessários para seu funcionamento, o que aumenta a necessidade de manutenção frequente.
Os motores elétricos, por outro lado, possuem um design mais simples e confiável, com menos peças sujeitas a desgaste. O atrito é minimizado ao usar rolamentos e materiais de alta qualidade, além de técnicas de lubrificação avançadas.
Assim, os motores elétricos tendem a ter uma vida útil mais longa comparados aos motores flex (etanol e gasolina) e a diesel, principalmente devido à menor quantidade de peças móveis e a menores requisitos de manutenção. No entanto, fatores como a qualidade da manutenção e as condições de operação são cruciais para a longevidade de ambos os tipos de motor.
Atualmente a indústria automotiva oferece aos consumidores uma grande diversidade de tecnologias, o que considero um momento incrível, pois liberta os consumidores para adotar motores e combustíveis que estejam alinhados com sua necessidade, sua disponibilidade e interesses.
Minha sugestão é que estudem e conheçam as novidades do mercado, não se deixem enganar pelo marketing agressivo das montadoras ou comentários vazios de terceiros, e o único caminho é o CONHECIMENTO!