Mobilidade Elétrica, um oceano azul de novas oportunidades de negócios

MARCIO SEVERINE

Ao longo dos últimos anos, venho acompanhando de perto a evolução dos veículos elétricos no mundo e também o crescimento consistente do mercado brasileiro de veículos eletrificados (BEV, HEV, PHEV e FCEV), e um ponto tem me chamado a muita atenção, é o “Oceano azul de oportunidades de negócios” que teremos pela frente.

Nos últimos anos, observamos uma forte aceleração do mercado de veículos eletrificados no mundo, com o lançamento de diversos modelos e tecnologias, e em muitos lugares amparada por fortes incentivos governamentais.

No Brasil, o impulso no emplacamento de veículos eletrificados se deu principalmente nos últimos dois anos. Afinal, foram quase 11 anos para a frota brasileira de eletrificados atingir a marca histórica de 100. mil unidades, e somente em 2023 foram emplacadas 93.927 unidades.

Para 2024, numa previsão bastante conservadora, serão cerca de 150.000 emplacamentos, sem qualquer incentivo do governo, apenas algumas ações pontuais de alguns estados e prefeituras.

Muitos consumidores e mesmo especialistas do setor automotivo, veem o processo de eletrificação de modo simplista, fazendo uma abordagem superficial e desconsiderando a complexidade do contexto, as diferentes variáveis ou as nuances do processo de eletrificação.

Na realidade, o processo de descarbonização de frotas e a transição energética impactará todo o Ecossistema, que deverá se reinventar à medida que a mobilidade elétrica cresce.

Composta por uma grande base de empresas de autopeças, montadoras e importadores de veículos e organizações diversas, a indústria automotiva envolve várias operações, iniciando com a fase de projeto, desenvolvimento de produto, novos materiais, fabricação, vendas & marketing e até serviços, constituindo numa das maiores indústrias do mundo, e do Brasil, em faturamento e tecnologia.

Sem sombra de dúvida, toda a cadeia automotiva terá de se adaptar a nova realidade do produto eletrificado, com novos componentes, novos serviços, demanda por novas especialidades técnicas, e novos protagonistas produtores de veículos, energia, softwares etc.

E nesta nova perspectiva, a chegada dos veículos elétricos abrem diversas oportunidades, atraindo também novos participantes que desejam capturar novos negócios num setor onde antes não atuavam.

Outro ponto positivo são as diversas startups que tem nascido e crescido, criando novos modelos de negócios focados na inovação, gerando novos empregos e desenvolvendo novas tecnologias e processos.

Abaixo listei algumas oportunidades negócios no mundo da mobilidade elétrica, que sugiro serem olhadas de forma atenta e criteriosa, e que abrirão novas oportunidades de crescimento para as empresas:

  1. Manufatura (Veículos e Autopeças)
  2. Novos materiais
  3. Infraestrutura de recarga
  4. Desenvolvimento de plataformas/softwares/aplicativos
  5. Mercado de energia
  6. Operação e locação de frotas, car-sharing etc
  7. Concessionárias e franquias
  8. Manutenção e reparo
  9. Treinamento e desenvolvimento de habilidades
  10. Customizações/adaptações

 

Compartilhe :

Facebook
LinkedIn