Face a tantas novidades tecnológicas que têm surgido no mercado automotivo, em particular no segmento de veículos eletrificados, e as diferentes abordagens usadas pelo marketing das montadoras, acho muito importante informar o consumidor quanto às diferentes tecnologias, suas vantagens, desvantagens e “lendas”.
Conhecer as tecnologias de eletrificação disponíveis permitirá ao consumidor escolher o modelo mais adequado às suas necessidades e evitando decepções após a aquisição.
Afinal veículo elétrico não é tudo igual!
Abaixo listo os produtos que o segmento de veículos eletrificados oferece e suas principais características.
HEV (“Hybrid Electric Vehicle”):
A tecnologia do Veículo Elétrico Híbrido combina um motor de combustão interna com um motor elétrico para tracionar o veículo, oferecendo diversas vantagens, como maior eficiência no consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
O motor elétrico atua em diferentes momentos, como na partida, em baixas velocidades, durante a frenagem e traciona o veículo com autonomia limitada. Este modelo não necessita de carregamento de externo, pois a bateria é recarregada através do motor a combustão e do sistema de regeneração.
PHEV (“Plug-in Hybrid Electric Vehicle”):
O Veículo Elétrico Híbrido Plug-in também combina um motor de combustão interna com um motor elétrico para tracionar o veículo, porém possui uma bateria de maior capacidade de carga e autonomia, e necessita de recarga externa. Esta tecnologia reduz ainda mais o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
A autonomia destes veículos é bastante significativa, permitindo o usuário utilizar somente o modo elétricos por dezenas de quilômetros, em alguns casos até 200 km ou mais.
BEV (“Battery Electric Vehicle”):
Os modelos a bateria são totalmente alimentados por eletricidade, utilizando apenas uma bateria para armazenar a energia que alimenta um ou mais motores elétricos.
Um BEV não possui motor de combustão interna, portanto, zero emissões. Depende exclusivamente da recarga da bateria externa da bateria. Estes veículos têm autonomia de centenas de quilômetros.
FCEV (“Fuel Cell Electric Vehicle”):
Conhecido como Veículo Elétrico a Célula de Combustível, esta tecnologia utiliza hidrogênio como a principal fonte de energia. A célula de combustível converte hidrogênio em eletricidade meio de uma reação química com oxigênio, produzindo apenas água (H2O) como subproduto. A eletricidade gerada pelo processo alimenta a bateria e os motores elétricos que propulsionam o veículo.
Os FCEVs combinam as vantagens dos BEVs (zero emissões durante a operação) com a conveniência de tempos de reabastecimento curtos, exigindo, porém, uma infraestrutura de recarga mais sofisticada e cara. As vendas globais destes veículos têm sido mínimas.
MHEV (“Micro/Mild Hybrid Electric Vehicle”):
O Veículo Elétrico Micro Híbrido, combina um motor de combustão interna com um sistema elétrico de baixa potência. O motor elétrico de um MHEV não tem capacidade de tracionar o veículo, atuando somente como um assistente do motor a combustão em determinadas situações, tais como durante a aceleração ou no sistema de ar-condicionado, melhorando a eficiência do motor a combustão e com uma pequena a redução das emissões de poluentes.
Os sistemas MHEV utilizam uma pequena bateria e um motor elétrico auxiliar. A bateria é recarregada por regeneração de energia durante a frenagem e pelo motor a combustão.
Como se pôde constatar, o MHEV se trata do mais baixo nível na escala de produtos eletrificados, pois é o sistema mais básico de todos e não permite a propulsão unicamente por energia elétrica, uma vez que a bateria é muito pequena, equivalente a de um notebook, e o motor elétrico de baixa potência cuja função é a de auxiliar o motor a combustão, de forma a compensar perdas de potência provenientes de outros componentes do veículo.
Com estas informações ficará mais fácil distinguir entre a abordagem técnica e a linguagem utilizada pelo marketing no posicionamento do seu produto.
Boas compras!