ABVE Data

Elétricos plug-in lideram vendas de eletrificados leves no 1º trimestre

  • No primeiro trimestre, vendas foram de 39.924 veículos
  • Híbridos plug-in consolidam a liderança dos eletrificados
  • BEV e PHEV respondem por 82% das vendas do mercado

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) alcançaram 14.380 unidades em março de 2025. É o melhor desempenho mensal do ano até o momento. No primeiro trimestre, as vendas foram de 39.924 eletrificados.

Na comparação com fevereiro (16.237), março teve um crescimento de 10%. Já em relação a março de 2024 (13.613), o aumento é maior é alcança 31,5%.

O destaque do mês entre os eletrificados continua sendo os modelos PHEV (híbridos plug-in), que lideraram as vendas com 6.944 veículos, e uma participação nesse mercado de 48%.

Os veículos 100% elétricos (BEV) foram responsáveis por 4.801 emplacamentos, com uma participação de 33,4% do total de eletrificados.

O avanço dos elétricos plug-in reflete a atual fase em que se encontra a eletromobilidade no país.

O mercado ainda não está totalmente amadurecido para os BEV 100% elétricos, mas se consolida para modelos que conjugam combustão e eletrificação (híbridos PHEV). Estes apresentam-se ao consumidor como uma alternativa viável de autonomia, diante dos desafios de infraestrutura de recarga.

Os 39.924 eletrificados vendidos nos três primeiros meses de 2025 representam um crescimento de 10,6% sobre o mesmo período de 2024 (36.090).

É importante destacar que, até o final de 2024, os veículos micro-híbridos (MHEV 12v e MHEV 48v) ainda eram incluídos no total de eletrificados da ABVE Data.

No entanto, em janeiro de 2025 essa metodologia foi revista pela ABVE, que passou a classificar como eletrificado apenas os BEV 100% elétricos, os híbridos plug-in (PHEV), e os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV flex). Os MHEV começaram a ser contabilizados à parte.

INCENTIVOS

Nos últimos meses, alguns governos estaduais passaram a adotar medidas de estímulo a alguns veículos eletrificados, como isenções ou reduções no IPVA. Um exemplo é São Paulo, que concedeu isenção de IPVA para os HEV Flex fabricados no estado.

Como resultado, as vendas desse tipo de veículo aumentaram de 1.426 unidades no primeiro trimestre de 2024 para 1.792 no mesmo período de 2025 (+25%).

Outro fator importante para o avanço do setor foi a expansão da infraestrutura de recarga. Em março de 2024, o Brasil contava com 7.758 eletropostos. Já em fevereiro de 2025, esse número saltou para 14.827, um aumento expressivo de 91,11%.

Isso indica que a rede de recarga praticamente dobrou de tamanho em um ano, ampliando significativamente sua capacidade de atendimento ao usuário de veículo elétrico plug-in.

ELETRIFICADOS

Os elétricos plug-in (BEV e PHEV) dominaram o mercado de eletrificados em março, respondendo por 82% das vendas (11.745, sobre o total de 14.380 no mês). Em comparação com março de 2024 (9.265 plug-in), esse segmento cresceu 27%.

O crescimento foi puxado especialmente pelos híbridos PHEV), que totalizaram 6.944 veículos, o equivalente a 48% das vendas de eletrificados no mês. Em relação a fevereiro (5.884), o aumento foi de 18%. Em relação a março de 2024 (3.128), a alta foi ainda mais expressiva: 122%.

Já os 100% elétricos (BEV) representaram 33% das vendas de eletrificados em março, com 4.801 emplacamentos. Sobre fevereiro (4.492), houve um crescimento de 7%. No entanto, sobre março de 2024 (6.137), os BEV sofreram uma retração de 22%.

A queda dos BEV pode estar relacionada à consulta pública lançada em abril de 2024 pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A iniciativa abriu um intenso debate nacional segurança na recarga dos veículos elétricos, o que pode ter gerado incertezas entre os consumidores.

Neste momento, o Corpo de Bombeiros de São Paulo e outros estados estão concluindo os estudos e testes sobre o tema e devem apresentar um conjunto de normas de aplicação nacional até o final do semestre.

Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 18% das vendas de eletrificados, com 2.635 veículos emplacados no mês.

Dentro desse grupo, o HEV Flex manteve sua participação de 11,5%, totalizando 1.656 veículos vendidos. Um aumento de 13% em relação a fevereiro (1.464), mas uma queda de 18% em relação a março de 2024 (2.020).

Os HEV a gasolina representaram 7% do mercado, com 979 veículos vendidos em março. O desempenho indica uma queda de 15% frente a fevereiro (1.148 ) e de 20% sobre o mês do ano passado (1.221).

Mercado de eletrificados leves por tecnologia em março/2025:

  • PHEV: 6.944 (48,3%)
  • BEV: 4.801 (33,4%)
  • HEV FLEX: 1.656 (11,5%).
  • HEV: 979 (6,8%)
  • TOTAL: 14.380

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE

A região Sudeste continua liderando as vendas de veículos eletrificados no Brasil, mas sua participação no mercado vem diminuindo.

Em março, o Sudeste respondeu por 46% das vendas nacionais de eletrificados (6.667, sobre 14.380). No mesmo mês do ano anterior, essa fatia era maior: 50,3% (6.294 veículos). Apesar de um crescimento geral de 6% nas vendas de eletrificados em 12 meses, o Sudeste perdeu representatividade no cenário nacional.

Em contrapartida, outras regiões começam a ganhar destaque. Regiões como Sul e Centro-Oeste vêm ampliando sua participação, consolidando uma tendência de descentralização das vendas de eletrificados no país.

 

O avanço da eletromobilidade em regiões como o Sul e o Centro-Oeste pode estar diretamente ligado a políticas públicas estaduais de incentivo ao setor. Um exemplo é o Distrito Federal, onde veículos elétricos são isentos do pagamento do IPVA.

Medidas como essa vêm estimulando a adesão à nova tecnologia e contribuindo para o crescimento da participação dessas regiões nas vendas nacionais de eletrificados.

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em março de 2025:

1º – São Paulo: 1.906

2º – Brasília: 1.796

3º – Belo Horizonte: 587

4º – Rio de Janeiro: 488

5º – Campinas: 392

MICRO-HÍBRIDOS

Em março de 2025, os micros-híbridos (veículos híbridos leves, sem tração elétrica) alcançaram 3.529 emplacamentos. Desse total, 2.395 correspondem a modelos MHEV 12V e 1.134 a MHEV 48V. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (3.249), esse segmento registrou um crescimento de 8%.

O desempenho dos micro-híbridos no primeiro trimestre confirma que essa tecnologia tem espaço junto aos consumidores brasileiros. O acumulado de janeiro a março chegou a 10.724 unidades.

A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado. As informações são atualizadas mensalmente. https://abve.org.br/bi-geral/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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