ABVE Data

Eletrificados seguem crescendo e se consolidam na faixa de 8% de participação de mercado

Com 15.525 unidades comercializados em junho, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil somaram 86.849 unidades no primeiro semestre de 2025, registrando um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (79.304).

O crescimento das vendas consolida os eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) na faixa de 8% do mercado total das vendas domésticas de veículos leves no Brasil (que incluem automóveis e comerciais leves).

“Os números confirmam a consolidação do segmento e o avanço constante da eletromobilidade no Brasil” – disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

“O setor avança consistentemente, mesmo num cenário de aumento de impostos de importação, e deve se ampliar ainda mais com o início de operação das primeiras fábricas de veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil, nas próximas semanas.”

Após 11 meses da 2ª rodada de aumento no imposto de importação dos veículos eletrificados, ocorrida em julho de 2024 (uma 3ª rodada começou no dia 1º de julho deste ano), o segmento demonstra sua força e segue em franco crescimento.

Entre janeiro e junho de 2025, o país contou com 57 fabricantes atuando no segmento de eletrificados, oferecendo um total de 293 modelos de veículos eletrificados. Um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 39 fabricantes e 225 modelos disponíveis.

A ampliação da oferta foi puxada principalmente pelos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que saltaram de 187 modelos no primeiro semestre de 2024 para 253 em 2025. Já os híbridos também apresentaram um leve avanço, passando de 38 para 40 modelos no comparativo entre os dois períodos.

Esse aumento significativo no portfólio de eletrificados disponíveis reforça o movimento de consolidação da eletromobilidade no país, com mais opções para o consumidor e maior competitividade entre as montadoras.

O avanço evidencia o comprometimento da indústria com a transição energética e aponta para um futuro mais sustentável na mobilidade brasileira.

DESTAQUE

O destaque do semestre são os elétricos plug-in (com recarga externa das baterias), que incluem os 100% elétricos (BEV) e os híbridos PHEV. Os plug-in lideraram o mercado de eletrificados com 72.946 unidades vendidas entre janeiro e junho.

O volume representa um expressivo aumento de 33,8% sobre os 54.500 veículos plug-in comercializados no mesmo intervalo de 2024.

Já os híbridos sem recarga externa, que englobam os híbridos tradicionais (HEV) e os flex (HEV Flex), tiveram desempenho mais modesto, com 13.903 unidades vendidas, alta de 4% em comparação às 13.381 do primeiro semestre de 2024.

A participação dos elétricos plug-in no total das vendas de eletrificados cresceu significativamente, saltando de 69% no primeiro semestre de 2024 para 84% em 2025.

Já os híbridos perderam espaço, recuando de 23,1% para 16% no mesmo período.

A mudança de perfil revela a crescente preferência dos consumidores brasileiros por tecnologias de recarga externa, especialmente num cenário de expansão da infraestrutura de eletropostos no país.

JUNHO

Em junho, os 15.525 veículos leves eletrificados comercializados no mês indicaram uma leve retração de 6,71% em relação a maio (16.641), mas um avanço de 8% sobre junho de 2024 (14.396).

Vale destacar que os números de junho de 2024 ainda incluíam os modelos micro-híbridos (MHEV). Com a decisão da ABVE, a partir de janeiro, de desconsiderar os micro-híbridos do cálculo total de veículos eletrificados comercializados no país, o crescimento no semestre seria ainda mais expressivo, na faixa de 17,5%.

Os veículos eletrificados (PHEV, BEV, HEV e HEV Flex) representaram 8% das vendas totais de veículos leves no Brasil em junho, num universo de 202.164 unidades comercializadas (segundo a Fenabrave).

O resultado reforça a tendência de crescimento gradual do setor, em meio à consolidação da eletromobilidade no mercado brasileiro.

Em junho de 2025, os veículos elétricos plug-in mantiveram a liderança entre as tecnologias eletrificadas no Brasil, respondendo por 85,4% das vendas do segmento, com 13.259 unidades. Os híbridos HEV e HEV Flex ficaram com os 15% restantes (2.266).

Os híbridos plug-in (PHEV) foram responsáveis por 47,3% das vendas, com 7.347 unidades. O número representa uma leve queda de 3% em relação a maio (7.581), mas um avanço expressivo de 45,6% na comparação com junho de 2024 (5.047).

Já os modelos 100% elétricos (BEV) responderam por 38,1% das vendas do segmento plug-in, com 5.912 unidades em junho. Apesar da retração de 15,2% em relação a maio (6.969), as vendas superaram em 14% o volume de junho do ano passado (5.190).

No grupo dos híbridos, os HEV encerraram o mês com 1.384 unidades vendidas, equivalentes a 9% do mercado. O volume representa alta de 22,6% em relação a maio (1.129) e de 11,7% frente a junho de 2024 (1.239).

Por outro lado, os híbridos flex (HEV Flex) registraram queda nas vendas. Com 882 unidades comercializadas, a tecnologia recuou 8% frente a maio (962) e apresentou forte retração de 49% na comparação com junho de 2024 (1.736).

Eletrificados leves por tecnologia em junho de 2025:

  • PHEV: 7.347 (47,3%)
  • BEV: 5.912 (38,1%)
  • HEV: 1.384 (8,9%)
  • HEV FLEX: 882 (5,7%).
  • TOTAL: 15.525

Eletrificados leves por tecnologia no 1º semestre de 2025:

  • PHEV: 42.370 (48,8%)
  • BEV: 30.576 (35,2%)
  • HEV: 7.015 (8,1%)
  • HEV FLEX: 6.888 (7,9%).
  • TOTAL: 86.849

 MICRO-HÍBRIDOS

Os micro-híbridos (MHEV) registraram forte expansão em junho de 2025, com 5.808 unidades vendidas. Na comparação com o mesmo mês de 2024 (1.184), o crescimento impressiona: alta de 390,5%.

Entre as duas tecnologias do grupo, os modelos equipados com sistema MHEV 12V lideraram, com 20,4% (4.348), apresentando leve crescimento de 1,14% em relação a maio (4.299).

Já os MHEV 48V totalizaram 1.460 unidades, representando 6,8% do mercado e registrando avanço de 9% no comparativo com o maio (1.339).

A chegada de novos modelos com tecnologia MHEV 12V, a partir do final do ano passado, reforça o movimento da indústria automotiva tradicional em direção a soluções intermediárias de hibridização leve, mais alinhadas às metas de redução de emissões.

Na prática esse movimento significa uma gradativa substituição dos veículos convencionais a combustível fóssil, inclusive os modelos flex, por veículos com algum grau de hibridização e eletrificação, embora sem tração elétrica.

A partir de janeiro de 2025, no entanto, a ABVE decidiu que os números a ABVE Data passariam a considerar como veículo eletrificado apenas aqueles com tração elétrica e baterias mais robustas, o que inclui os HEV, HEV Flex, PHEV e BEV, mas não os MHEV.

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE

A eletromobilidade avança de forma gradual e constante no Brasil, num processo não apenas de crescimento das vendas, mas também de sua disseminação pelo território nacional.

Observa-se uma tendência clara de interiorização dessas vendas, refletindo maior capilaridade da oferta de veículos e infraestrutura de recarga.

A região Sudeste segue na liderança absoluta do mercado de eletrificados, responsável por 47% das vendas em junho de 2025 (7.296). O estado de São Paulo concentra o maior volume, com impressionantes 4.791 eletrificados no mês, o que indica 30,9% de todo o volume nacional.

A região Sul também mostra forte presença no cenário nacional, somando 17,4% das vendas totais de eletrificados (2.700 unidades), puxadas principalmente pelo Paraná e Santa Catarina, cada um com 6% de participação sobre as vendas nacionais.

No total, as regiões Sudeste e Sul responderam por 64,4% das vendas de veículos eletrificados em junho (9.996), evidenciando a consolidação da eletromobilidade nas regiões mais industrializadas do país.

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em junho de 2025:

1º – São Paulo: 2.095

2º – Brasília: 1.578

3º – Rio de Janeiro: 554

4º – Belo Horizonte: 533

5º – Curitiba: 420

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves no 1º semestre de 2025:

1º – São Paulo: 11.121

2º – Brasília: 8.483

3º – Belo Horizonte: 3.442

4º – Rio de Janeiro: 3.355

5º – Curitiba: 2.349

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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