A Arrow Mobility, empresa de soluções tecnológica para logística urbana sustentável, associada da ABVE, completou em agosto 100 dias de operação da produção do seu furgão comercial elétrico, o Arrow One, em Caxias do Sul (RS). Além de atender ao crescimento de vendas esperado no Brasil, a empresa está iniciando o processo de exportação com foco, inicialmente, no mercado argentino.
A produção do Arrow One saltou de uma para oito unidades por mês. No próximo ano, a startup planeja fabricar 90 veículos mensais. Hoje, a fábrica possui 13 trabalhadores na linha de produção, e fornecedores de componentes agregados.
A startup tem trabalhado em novas soluções para o Arrow One, que atualmente oferece três opções de interior para o transporte de carga. Outro ponto de destaque é o sistema de carregamento do veículo: atualmente, ele pode ser recarregado em estações lentas e rápidas, com autonomia total de 200 km.
A primeira exportação foi realizada recentemente para a Argentina: uma unidade do Arrow One já está com a Fênix, representante local da startup. O próximo passo será a aquisição de outras quatro unidades, que serão incorporadas à operação da empresa. Já para o próximo ano, a expectativa da Arrow Mobility é fechar um grande contrato de fornecimento para o mercado argentino.
Para 2025, a companhia também planeja avançar para outros mercados da América Latina, além de países de outros continentes.
Além da entrada de novas empresas, as vans e furgões comerciais são a aposta de corporações que precisam cumprir suas metas de ESG. Esses modelos de veículos estão ligados às operações de “última milha” e já estão sendo utilizados por grandes empresas, como o Mercado Livre, Renner, DHL, Amazon.
As vendas nacionais nesse segmento vêm crescendo de maneira expressiva. Em 2021, o mercado tinha apenas oito modelos de comerciais leves. As vendas naquele ano totalizaram 151 veículos. Em 2022, a oferta no setor praticamente dobrou, chegando a 15 modelos, e com isso as vendas atingiram 941 unidade – um aumento de 523%.
No ano passado, passaram a dispor de 26 modelos, com um total de vendas de 1.108 veículos. Até agosto de 2024, a oferta de modelos não foi ampliada, mas de janeiro a agosto já foram vendidos 900 comerciais elétricos, o que indica um novo crescimento de vendas até o final do ano.