O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento para transporte de funcionários públicos.
Com chassi produzido pela BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo.
O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e Certi, terá duração de 18 meses, investimento total de R$ 6,6 milhões.
É composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão.
Esta plataforma permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados.
A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores.
A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade.
O projeto foi viabilizado por meio de uma chamada estratégica de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela Aneel em 2019.
Também participam do consórcio a WEG, para soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio, e a Certi, com estudos de mercado e análises de questões regulatórias e viabilidade econômica.
Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias.
Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, o veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros. O carregamento poder ser feito em até quatro horas.
“Começamos nossa história inovando e seguimos fazendo isso todos os dias para oferecer soluções que resolvam os problemas e as necessidades dos nossos clientes” – disse o presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe.
“Está no DNA do Grupo Águia Branca a contínua busca por trazer o que há de mais moderno e eficiente aos nossos negócios, e a chegada do primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário para serviço de fretamento, pela VIX, é mais um importante passo nesta direção, nos incentivando a seguir sempre atentos às novas tecnologias, tendências e investimentos em projetos inovadores”.
Segundo Kaumer Chieppe, Presidente da VIX Logística, uma série de dispositivos de segurança e conforto estão presentes no veículo, como visão de 360 graus com câmeras auxiliares, sensor de visão térmica e de fadiga, além de um sistema de inteligência artificial que atua na prevenção de colisões, dentre outros.
Medições em tempo real com informações do desempenho serão compartilhadas com as demais empresas parceiras na iniciativa.
“Este é um projeto pioneiro; o primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros” – afirma Kaumer Chieppe.
“O projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas, em diversos clientes VIX, e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar e gerar valor aos nossos clientes”.
Como não emite gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente, o ônibus elétrico tem um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das emissões locais e atmosféricas, acrescentou Kaumer Chieppe.
Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil, acrescentou:
“A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Estamos muito contentes com a implantação prática do projeto e esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”.
O diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Schneider, ressaltou a importância de as empresas estarem preocupadas com o meio ambiente.
“Investir em mobilidade elétrica é sempre uma forma eficaz e de grande impacto ao meio ambiente. Cada ônibus a diesel substituído por um elétrico é um ganho para o planeta”.
Schneider também destacou as vantagens econômicas da operação elétrica: “Os ônibus da BYD são 100% elétricos, além de não poluentes, são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional”.
SUSTENTABILIDADE
Dentre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, assim como a eliminação de ruídos internos e externos.
Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros.
Outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico, de 60 e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional.
Isso é possível porque o ônibus elétrico exige em torno de 300 peças, contra cerca de 2.000 dos ônibus a diesel.
O veículo elétrico conta ainda com o sistema de acessibilidade DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), também chamado de porta pantográfica lateral para poltrona móvel, ou elevador de acessibilidade.
Uma curiosidade é o número escolhido para o veículo: EV 50. É uma referência à VIX, que comemora 50 anos em 2021, acompanhando o EV, de “Eletric Vehicle”, o primeiro do Grupo Águia Branca.
BATERIAS
Quatro estações de recarga da WEG Electric Mobility estarão espalhadas pelo Espírito Santos, sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX.
Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico, estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias. A autonomia será para rodar cerca de 250 a 350km com uma só recarga.
O veículo traz ainda um moderno sistema de regeneração que permite o carregamento da bateria em frenagens.
Durante 18 meses serão realizados testes monitorados em diversas condições operacionais atualmente executadas pela VIX, que gerarão dados para análise de viabilidade da eletrificação da frota movida à diesel.
TECNOLOGIAS
- Brid View
Sistema de visão 360 graus por câmeras para auxílio na manobra do veículo
- Sistema de visão térmica
- Sensor de fadiga
- Sistema de inteligência artificial de vigilância e prevenção à fadiga do motorista.
- Gravador de dados
- Sensores laterais
- Red line traseiro
- Sistema de auxílio de partida em rampa
- Sistema Mobileeye
O sistema de inteligência artificial atua na prevenção de colisões frontais e atropelamento de ciclistas e pedestres.
Também alerta motoristas quanto à distância segura entre veículos, alerta de mudança de faixa sem o uso de sinalizadores, indica a velocidade do trajeto a partir da leitura das placas de sinalização.
- Sistema de freios a disco nas quatro rodas, ABS e controle de tração de última geração.
- Sistema de embarque PCD para cadeiras de rodas
Pacote de facilidades e conforto:
- Dispenser para álcool em gel
- Cromoterapia na iluminação do salão
- Mesas para apoio de aparelhos eletrônicos
- Tomadas USB e tomadas elétricas
- Ar Condicionado
- Sistema de som e entretenimento
- Entradas USB em todos os assentos
- Tomadas 110V
- Suspensão integral a ar
BYD – gigante global da energia limpa
A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro.
A VIX Logística:
Especializada em soluções logísticas customizadas, a VIX Logística é uma das maiores empresas do setor no Brasil. Atua em locação e gestão de frotas, traslados de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva e logística dedicada, além de transporte por aplicativo, aluguel de carros e comercialização de veículos seminovos, com operações que vão de norte a sul do País e também no Mercosul.
A VIX trabalha com foco em ganho de eficiência e geração de valor ao cliente, com portfólio completo para atendimento a diversos segmentos e presença em todas as etapas do processo produtivo do cliente. Excelência operacional, baseada em segurança, saúde, inovação e gestão de pessoas, é um pilar estratégico inegociável para a companhia. A história da empresa começou em 1971, quando o Grupo Águia Branca deu início às operações de fretamento. Em seguida Grupo adquiriu a Viação Capixaba, ampliando a frota de veículos e também o volume de negócios. O que coincidiu com o início das atividades de locação e logística dedicada.
Na década de 90, a aquisição da Autoport viabilizou os serviços de logística automotiva. Nos anos 2000 a VIX mais uma vez amplia seu leque de atuação com novas atividades: mineração, óleo, gás e siderurgia, além das operações portuárias. Em 2017 a empresa cria o VIX Labs, o primeiro laboratório de inovação do Grupo Águia Branca, que em 2018 lança como seu primeiro projeto, o V1 – Serviço de Transporte por Aplicativo. No mesmo ano a VIX adquire a Let’s Rent a Car, com foco de atuação na terceirização de frota. Em 2019 um dos destaques foi o lançamento do V1 Aluguel de Carro, com todo o processo 100% via APP.
Um dos lemas da empresa é inovar e reinventar, sempre norteada pelos pilares de segurança, sustentabilidade, relações duradouras e respeito às pessoas. Em 2021 a VIX completa 50 anos de experiência em uma jornada sólida de prosperidade e crescimento como foco em resultados que posicionou a VIX entre as maiores empresas de logística do Brasil.
O Grupo Águia Branca
Fundado em 1946, o Grupo Águia Branca é um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do País. Com sede no Espírito Santo, o Grupo atua em todo o Brasil nos serviços de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, logística e comércio de veículos.
A gestão das empresas é realizada por meio de Divisões, as quais atuam de forma especializada, conforme as características de cada segmento.
Com um modelo organizacional que busca valorizar pessoas, as empresas do Grupo Águia Branca oferecem a seus clientes alta qualidade em produtos e serviços. Outra prática constante do Grupo Águia Branca são os investimentos em pesquisas sobre novas tecnologias que possibilitem ser incorporadas nas suas diferentes áreas de atuação.
Sobre a WEG
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos e atua principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizados fora do Brasil.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.