A ABVE conquistou juntamente com o Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP) a possibilidade de participar, como observadores, de um teste de incêndio de veículos elétricos programado pela entidade norte-americana Fire Safety Research Institute (FSRI). O teste será de 11 a 14 de novembro, na região de Chicago (EUA).
O FSRI faz parte do instituto independente de pesquisas Underwriters Laboratories (UL), um dos mais importantes do país em temas ligados a segurança e desempenho de veículos. O teste previsto para novembro é a segunda etapa de um estudo abrangente iniciado no primeiro semestre.
Participarão pelo CBPMESP o major Ronaldo Ribeiro e pela ABVE o engenheiro Daniel Rishter, da GM.
Os representantes do CBPMESP e da ABVE farão parte de um seleto grupo hoje formado por 17 especialistas, entre bombeiros dos Estados Unidos, autoridades de segurança e técnicos de empresas como:
- Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova York
- Corpo de Bombeiros de Seattle
- Corpo de Bombeiros de Los Angeles
- Serviço de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery
- Associação Internacional de Bombeiros
- Associação Internacional de Chefes de Bombeiros
- Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB)
- Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST)
- Institutos de Pesquisa RISE da Suécia
- General Motors
- Ford Motor Company
- Tesla
O estudo visa avaliar, com sólida base científica, as características dos incêndios em veículos elétricos, explorando diferentes métodos de combate, com o objetivo de definir as bases dos protocolos de segurança e atuação dos bombeiros de todo o mundo.
CONVITE
O convite para participar do evento foi apresentado no dia 17/10 ao comando do CBPMESP pelo presidente da ABVE, Ricardo Bastos, sendo prontamente aceito.
O major Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do CBPMESP, será o representante da Instituição.
Ele é também o relator do Grupo de Trabalho NBR – CE – 024.102.009, sobre acumuladores de energia em edificações do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Exerce ainda a função de secretário do Comitê Nacional de Segurança Contra Incêndio da Ligabom, que tem como principal tarefa discutir a padronização nacional da regulamentação da atividade de segurança contra incêndio e pânico no Brasil.
A Ligabom é sigla do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
A comissão paulista coordena os estudos e contribuições que fundamentarão a futura norma técnica dos bombeiros de São Paulo anunciada pela Portaria nº CCB-001/800/2024, de 5 de abril.
A norma tratará de medidas de segurança, prevenção e combate a incêndio em operações de recarga de veículos elétricos em garagens de edifícios comerciais e residenciais, bem como pretende estabelecer novas táticas e técnicas a serem empregadas no combate a incêndio em veículos de nova energia.
Pela ABVE, também participará do estudo do FRSI nos Estados Unidos o engenheiro Daniel Rishter, executivo da General Motors e integrante do GT de Veículos Leves e do GT de Segurança da Associação.
Ao entregar o convite ao comando dos bombeiros de São Paulo, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, afirmou que a Associação tem procurado trabalhar em estreita sintonia com a corporação de São Paulo e de outros Estados.
“A posição da ABVE tem sido sempre buscar o diálogo com os bombeiros, oferecendo-lhes subsídios técnicos e procurando viabilizar oportunidades de interação com bombeiros dos países com a melhor experiência internacional sobre esse tema” – disse.
A reunião do dia 17 correu na sede do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na Praça Clóvis Beviláqua, região central da capital paulista.
Presentes pelo CBPMESP:
- Coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira, Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Coronel PM Carlos Alberto Camargo Júnior, Subcomandante do CBPMESP.
- Major PM Ronaldo Aparecido Ribeiro, Chefe da Divisão de Fiscalização do CBPMESP; e Coordenador da Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia;
- Major PM Glauco Castilho Rossi, do Departamento de Operações do CBPMESP.
Pela ABVE:
- Ricardo Bastos, presidente da ABVE e diretor de Relações Governamentais e Institucionais da GWM Brasil;
- Daniel Caramori, integrante do Conselho Diretor e coordenador do Grupo de Trabalho de Veículos Leves da ABVE; gerente sênior de Relações Institucionais da GM Brasil.
- Alexandre Polesi, secretário executivo da ABVE.
Da esq. para a dir.: Major PM Glauco Castilho Rossi, Coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira, Ricardo Bastos, Daniel Caramori, Coronel PM Carlos Alberto Camargo Júnior, Major PM Ronaldo Aparecido Ribeiro, Alexandre Polesi.
crédito: CBPMESP