A Associação Brasileira do Veículo Elétrico elegeu uma nova diretoria para o biênio 2020-2022, sob presidência de Adalberto Maluf.
O Conselho Diretor- órgão diretivo máximo da entidade – foi ampliado e reforçado por nomes representativos da eletromobilidade no Brasil.
As empresas associadas à ABVE dividem-se em cinco grupo de trabalho, que se reportam ao Conselho: Veículos Pesados, Veículos Leves, Veículos Levíssimos, Componentes e Infraestrutura.
Rosane Santos, gerente-sênior do Instituto Nissan de Sustentabilidade, será vice-presidente e coordenadora do grupo de Leves.
José Antônio do Nascimento, da Eletra, será o vice-presidente de Pesados no Conselho. Iêda de Oliveira, também da Eletra, que deixou o Conselho, segue na coordenação do grupo.
Rui Almeida, executivo da Riba Brasil, será o vice-presidente de Levíssimos e coordenador do grupo.
Paulo Maisonnave, da Enel X, foi confirmado como vice-presidente de Infraestrutura. A coordenação do grupo segue com Daniel Maia (Athon Energia).
Ricardo Guggisberg, que deixou a presidência após cumprir três mandatos, previstos no Estatuto, continua como diretor de Infraestrutura.
Island Faria Costa, que também deixou a vice-presidência de Levíssimos, após cumprir o limite estatutário de reconduções ao Conselho, também continua como diretor desse grupo.
Juliano Mendes (Moura), Thiago Sugahara (Toyota) e Válter Knihs (WEG) foram reconduzidos, respectivamente, aos cargos de vice-presidente de Componentes, vice-presidente de Leves e diretor de Componentes.
ASSEMBLEIA
A diretoria foi eleita por unanimidade no dia 7 de abril de 2020, durante videoconferência com participação do Conselho Diretor e membros das diretorias setoriais.
Foi o meio legal – admitido pelo Estatuto – para substituir a Assembleia Geral Ordinária presencial, convocada inicialmente para 2 de abril e cancelada por motivo de força maior – a pandemia da Covid-19.
As circunstâncias excepcionais foram plenamente compreendidas pelo 6º Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo, que procedeu ao registro da diretoria eleita.
Mas o presidente, Adalberto Maluf, afirmou que, por dever de transparência com todos os associados, convocará uma AGO presencial para referendar a nova diretoria (ou indicar uma outra) assim que as condições de saúde pública o permitirem.
NOVO CONSELHO DIRETOR:
Adalberto Maluf – Presidente (BYD);
Rosane Santos – Vice-presidente de Veículos Leves (Nissan);
José Antônio do Nascimento – Vice-presidente de Veículos Pesados (Eletra);
Rui Almeida – Vice-presidente de Veículos Levíssimos (Riba Brasil);
Juliano Mendes – Vice-presidente de Componentes (Moura);
Paulo Maisonnave – Vice-presidente de Infraestrutura (Enel X);
Thiago Sugahara – Vice-presidente de Veículos Leves (Toyota);
Válter Luiz Knihs – Diretor de Componentes (WEG).
COORDENADORES DE GRUPOS
Veículos Pesados: Iêda de Oliveira (Eletra)
Veículos Leves: Rosane Santos (Nissan);
Veículos Levíssimos: Rui Almeida (Riba Brasil);
Componentes: Juliano Mendes (Moura);
Infraestrutura: Daniel Maia (Athon Energia).