Últimas notícias

Startups de SC unem forças e captam investimento para acelerar a eletrificação

O mercado de veículos elétricos vem dobrando de tamanho no Brasil a cada ano que passa. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Bastos, “Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito expressivos”. Seja para consumidor final ou para empresas, a adesão a veículos elétricos está cada vez mais comum, demonstrando ser um mercado promissor não só para empresas tradicionais do setor, mas principalmente para startups que buscam disrupção e inovação.

Ambas fundadas em Florianópolis, SC, a Swap-e, especializada em conversão de veículos a combustão em veículos elétricos, e a MVP e-solutions, especializada em desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos, resolveram unir forças em prol do desenvolvimento de uma indústria de veículos elétricos no Brasil, montando um grupo chamado MEV Mobilidade S.A. Após anos somando experiências em projetos customizados e de consultoria em mobilidade elétrica, o novo grupo possui duas frentes de atuação, a MEV Tech e a MEV Rental.

A MEV Tech desenvolve e manufatura produtos para eletrificação de veículos, como motores elétricos, inversores de frequência, packs de baterias, unidades de controle, entre outros produtos necessários na montagem de um veículo elétrico. Com uma estrutura localizada na Incubadora Celta da Fundação Certi em Florianópolis, a operação está prestes a ganhar um novo espaço para aumentar a capacidade produtiva e expandir as vendas. Estes produtos que são utilizados em projetos de veículos elétricos do grupo também são comercializados na MEV Shop, loja online da MEV, e fornecidos diretamente para clientes que buscam um parceiro brasileiro de tecnologia de eletrificação.

Além de produtos para eletrificar o sistema de tração de veículos, a MEV Tech desenvolveu um produto para eletrificação a tomada de força de caminhões de serviço chamado ecoPTO. Este produto pode ser utilizado em caminhões de cesto aéreo, betoneiras, de coleta de lixo, entre outras funções e serviço que utilizam o motor a diesel para operar um sistema hidráulico. “O ecoPTO é a porta de entrada da eletrificação em caminhões de serviço que muitas vezes ainda possuem barreiras operacionais para serem 100% eletrificados” – disse Thiago Motta, COO da MEV. “Eletrificar apenas o sistema hidraúlico desses caminhões já um grande passo para redução de custos em combustível e manutenção, além de zerar as emissões durante a operação”. Com grandes parceiros iniciando o uso desse novo produto, a MEV Tech espera conseguir gerar um impacto positivo na saúde financeira e nos relatórios de emissões de gases de efeito estufa de grandes empresas de infraestrutura no Brasil.

A MEV Rental é a locadora de veículos convertidos para elétrico para operadores logísticos de última milha. Com a demanda crescente de veículos com zero emissão e de baixo custo operacional nas entregas de compras do e-commerce, a frente de locação do grupo MEV lança a Fiorino Elétrica por Assinatura com uma solução 360° completa para o transportador. Esses furgões que são convertidos pela MEV Tech possuem 180 km de autonomia e 22 kgfm de torque, demonstrando uma enorme eficiente para a operação que roda o dia inteiro nas grandes metrópoles. “Nosso pack de baterias foi desenvolvido especificamente para essa operação, garantindo a autonomia necessária para um dia inteiro de entregas. Além disso, o alto torque permite que o veículo enfrente ladeiras com carga sem dificuldades e ofereça uma resposta ágil no trânsito intenso das grandes cidades”, explica André Venzon, CTO da MEV.

A operação de assinatura iniciou por conta de dúvidas que os clientes tinham sobre veículos convertidos para elétricos, tabela FIPE de um veículo eletrificado, depreciação das baterias, recarga, seguro e manutenção, eram as principais dúvidas dos operadores desses veículos. Por isso, a MEV Rental assumiu essas demandas, oferecendo o uso do veículo como um serviço, a assinatura, com pacote de seguro pela BS2 Seguros, infraestrutura de recarga pela WeCharge e E-Wolf, telemetria com a Ituranmob, além da manutenção e garantia do veículo ficar com a locadora. Para o parceiro Hawk Transportes, um dos maiores operadores logísticos de última milha elétrica do Mercado Livre, “A solução da Fiorino Elétrica por assinatura vai nos possibilitar aumentar a nossa frota elétrica que está sendo demandada por grandes clientes como Meli e Shopee” – disse Marco Crespo, trust advisor da Hawk.

Após captarem R$ 6,2 milhões por meio de editais públicos de subvenção para P&D, o grupo abriu uma rodada de investimento privado de R$ 2 milhões para acelerar a expansão da infraestrutura e da capacidade produtiva, que já conta com aportes. Esses recursos vieram de editais públicos de fomento à indústria nacional e à inovação, por meio de programas da FAPESC, Finep e Embrapii, que têm como objetivo apoiar iniciativas como a da MEV, visando posicionar o Brasil como referência em tecnologias sustentáveis. Além disso, a empresa também conta com financiamentos e investimentos próprios. “Vimos que captar investimento para hardware no Brasil não é tão simples assim”, comenta Walter Maia Jr., CFO da MEV. “Contudo, com esses editais, conseguimos assegurar o aprimoramento contínuo dos nossos produtos, direcionando os recursos para a expansão da operação e das vendas”.

Com o crescimento do mercado, a operação que fica em Florianópolis, SC, logo precisou de uma frente em São Paulo, SP, para atender a maior parte do mercado de frota logística e de cesto aéreo do país. “Temos clientes e parceiros fortes no Sul, mas precisamos pensar também nos maiores mercados para gerar um impacto maior e assim ganhar escala para atender mais clientes” – comentou Matheus Maia, CEO da MEV, que fica na capital paulista à frente do comercial e relacionamento com investidores.

Com uma estrutura sólida, experiência de mercado e um time complementar, a MEV é lançada ao mercado como um grupo que possui grandes atributos para deixar um legado na eletrificação de veículos no Brasil. Sempre se associando a grandes parceiros, a MEV enxerga o mercado de mobilidade elétrica como muito mais cooperativo do que competitivo, pois todos os players compartilham o mesmo objetivo, caminhar em direção a um país com uma mobilidade mais sustentável, econômica e eficiente.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn