- Mercado aquecido indica preferência do consumidor pelo elétrico, avalia ABVE
- Veículos plug-in chegam a 5% das vendas totais no 1º trimestre
- BEVs cresceram 614% e PHEVs 114% no período
Março encerra o primeiro trimestre de 2024 com ótimos números para o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, posicionando-se como o segundo melhor mês da série histórica da ABVE, com 13.613 emplacamentos.
De janeiro a março, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090 e bateram mais um recorde, com aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).
Os 13.613 emplacamentos de março representam um crescimento de 127% sobre março de 2023 (5.989). Em relação a fevereiro de 2024 (10.451), o aumento foi de 30%. As vendas do mês só foram superadas pelo recorde de dezembro de 2023 (16.279).
Esse desempenho é impulsionado por uma série de fatores, incluindo investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover, uma ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.
“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
“Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.
“O resultado será o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil e a consolidação da eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia”, concluiu Ricardo Bastos.
PLUG-IN
O primeiro trimestre de 2024 também consolidou a liderança dos veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV) no mercado brasileiro, com nada menos de 24.766 emplacamentos, ou 68% dos 36.090 eletrificados comercializados no período.
São números especialmente importantes, pois representam um total de 5,1% de participação (market share) sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves, de todos os tipos de motorização, no período (483.303, segundo a Fenabrave).
Isso significa que o mercado brasileiro de veículos plug-in (que têm recarga externa) já ultrapassou o marco simbólico de 5% das vendas totais do setor automobilístico. Este índice é internacionalmente conhecido como o limiar para a consolidação de uma nova tecnologia.
No primeiro trimestre, foram 14.134 BEV 100% elétricos vendidos, com um aumento expressivo de 614% nesse segmento sobre o mesmo período de 2023 (1.980).
Quanto aos elétricos híbridos plug-in PHEV, no acumulado do primeiro trimestre as vendas foram de 10.632 veículos – crescimento também acentuado de 114% sobre o primeiro trimestre de 2023 (4.959).
No primeiro trimestre, a participação de mercado dos eletrificados de todas as tecnologias (BEV+PHEV+HEV+MHEV) sobre o total das vendas domésticas no período foi ainda mais alta: 7,5% (36.090, sobre 483.303 – Fenabrave).
Em março, os 13.613 emplacamentos do mês atingiram uma participação de mercado ainda maior: 8% (sobre 175.982 unidades – Fenabrave).
Os números crescentes de participação de mercado reforçam a previsão da ABVE de que os eletrificados poderão atingir 10% das vendas totais do setor ainda este ano.
TECNOLOGIAS
Na divisão por tecnologias, os BEV 100% elétricos continuam dominando os emplacamentos do segmento de eletrificados leves, não apenas em março, mas em todo o trimestre.
Em março, as vendas de BEVs atingiram 6.137 unidades, com aumento impressionante de 945% sobre o mesmo período do ano anterior (587).
Os híbridos plug-in PHEV registraram, em março, 3.128 emplacamentos, com aumento de 49% sobre o mesmo mês do ano passado. Entretanto, em relação a fevereiro (3.594), houve uma queda de 13% nesse segmento.
Quanto aos híbridos tradicionais HEV e MHEV, março registrou 4.348 unidades emplacadas, sendo 2.020 híbridos flex (HEV flex), 1.221 híbridos a gasolina e 1.107 híbridos mild (MHEV).
Esse resultado representa um aumento de 31,5% das vendas dos híbridos não plug-in sobre março de 2023 (3.307). Em relação a fevereiro deste ano (3.218), o crescimento foi de 35%.
MODELOS E MONTADORAS
Em março, as três montadoras que lideraram os emplacamentos de veículos leves eletrificados foram BYD (6.213), Toyota (1.908) e GWM (1.705). As três foram responsáveis por 72% dos 13.613 emplacamentos de eletrificados do mês.
No acumulado do 1º trimestre de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:
1º – BYD (14.939)
2º – GWM (5.735)
3º – Toyota (5.049)
4º – CAOA Chery (2.127)
5º – Volvo (1.606).
Já os cinco modelos mais emplacados no 1º trimestre de 2024 foram:
1º – SONG PLUS GS DM / BYD (PHEV)
2º – DOLPHIN GS 180 EV / BYD (BEV)
3º – DOLPHIN MINI GS EV / BYD (BEV)
4º – HAVAL H6 PREM / GWM (HEV)
5º – SEAL AWD GS 590 EV / BYD (BEV)
ESTADOS E MUNICÍPIOS
A geografia da eletromobilidade no país não tem apresentado oscilações nos últimos meses. Há uma concentração dos emplacamentos no Sudeste, puxada pelo Estado de São Paulo, acompanhado de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
São Paulo segue na liderança dos emplacamentos no primeiro trimestre (12.143 veículos), com 33,6% das vendas de eletrificados no país, seguindo pelo Distrito Federal, com 8,23% (2.972), e Rio de Janeiro, com 7,5% (2.717).
Os três estados líderes são responsáveis por praticamente 50% de todos os emplacamentos realizados no país.